O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que enviará para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Mensagem e o Projeto de Lei para criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que terá como titular o delegado federal Sérgio Fontes. O envio será feito na primeira semana de dezembro, conforme anunciado nesta quinta-feira, 18, durante entrega de armas e veículos para a Guarda Municipal.
Além disso, deve ser enviada na próxima semana para a Casa Legislativa o Estatuto da classe, o Plano de Carreira, além deles serem inseridos como nomes específicos da administração pública.
“Eles estarão inseridos na categoria dos não-específicos da Secretaria Municipal de Administração (Semad). É uma luta de 72 anos e em menos de 11 meses, nós estamos realizando”, comentou David Almeida.
Atualmente, conforme Almeida, a capital amazonense tem 427 guardas municipais. Desses, 165 são efetivos que podem começar a usar o armamento em março. Mais de cem devem ir para a aposentadoria. Para reforçar o quadro, o Edital do Concurso com 200 vagas da Guarda Municipal deverá ser divulgado em janeiro de 2022.
“Vamos dar um salto de qualidade na Guarda Municipal e garantir segurança aos locais sob a administração da Prefeitura de Manaus. Também contaremos com o apoio de 100 a 150 policiais militares. Teremos um moderno sistema de segurança pública, com objetividade e celeridade nas nossas ações”, disse.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins