dezembro 21, 2024 10:05

Projeto de Lei vai garantir testes vocacionais a estudantes da rede estadual

Para auxiliar os jovens que estão terminando o ensino médio a descobrir aptidões profissionais, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei que dispõe sobre o programa de teste vocacional para os alunos das escolas públicas estaduais. A matéria é de autoria do deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), foi apresentado no último dia 17 e vai passar pelas comissões permanentes da Aleam.

De acordo com o artigo 1° da matéria, fica assegurado aos alunos regularmente matriculados na última série do ensino médio da rede estadual de ensino a aplicação do Programa de Teste Vocacional. O inciso 1º determina que os testes a que se referem o “caput” do artigo são gratuitos para todos os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino.

Os testes serão desenvolvidos e aplicados por equipes de profissionais técnicos especializados que integrem o quadro de servidores do Poder Público Estadual ou por meio de parcerias com universidades ou instituições de ensino, observando o previsto no inciso 1º deste artigo.

Ricardo Nicolau afirmou, em sua justificativa, que os formandos do ensino médio, têm dificuldades para escolher sua formação superior ou técnica por falta de percepção de suas tendências laborativas em determinadas áreas. “O profissional da psicologia preocupa-se com a necessidade de auxiliar o paciente que demanda a avaliação dos interesses profissionais, a desenvolver a sua autonomia e a tomar decisões informadas, determinantes para o seu futuro profissional. Assim, com o objetivo de instrumentalizar os estudantes indecisos, o teste vocacional foi desenvolvido. Essa orientação não é um processo fechado, mas um processo de aprendizagem de tomada de decisões para a construção de um projeto de vida, tendo em conta os conhecimentos de si próprio e do mundo exterior”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Rodrigo Pacheco e Arthur Lira se despedem da presidência do Senado e da Câmara; sucessores serão escolhidos em fevereiro

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já entraram “em clima” de despedida...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!