Um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) quer instituir o Dia do Conservadorismo no Calendário Oficial municipal. O PL nº 628/2021 foi apresentado na última sexta-feira, 19, e, atualmente, está na Diretoria Legislativa (DL) para ser apreciado em plenário pelos vereadores.
“O Conservadorismo é uma cultura, ou seja, um conjunto de crenças e valores que
servem de gabarito na hora de pensar, agir e decidir. Sobretudo, defende a manutenção das instituições sociais tradicionais, tais como: a família, a comunidade local e a religião,
além dos usos, costumes, tradições e convenções”, explica o autor, vereador Raiff Matos (DC), na justificativa.
Se aprovado, o Dia Municipal do Conservadorismo será realizado no dia 10 de março. A data deverá ser incluída, conforme PL, na agenda dos departamentos municipais de cultura e educação. Também devem ser realizados eventos sobre a temática por meio de rodas de conversas, debates, palestras, entre outros.
“Visando oportunizar aos alunos da rede de ensino público municipal, conhecer e debater sobre o tema, de modo a estimular e gerar o raciocínio sobre coisas do dia a dia, princípios e valores que foram passados por seus pais e familiares, promovendo o pluralismo de ideias, nos termos do artigo 206, III da Carta Magna”, defende Matos.
A íntegra está aqui.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins