setembro 20, 2024 16:26

CPI da Amazonas Energia realiza oitivas com representantes da Cigás e produtores do interior

A CPI da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai realizar oitiva com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) na próxima terça-feira 30, a partir das 14h. Já Produtores Independentes de Energia (PIEs) estarão na comissão na quarta-feira, 1º, também a partir das 14h.

O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT) confirmou com exclusividade ao Portal O Poder, nesta sexta-feira, 26, que a comissão pretende saber dos Produtores Independentes qual o vínculo com a Amazonas Energia e as causas dos apagões nos municípios do interior.

“Dos Produtores Independentes nós queremos saber o real motivo do ‘estado de falência’, outros de ineficiência e incompetência administrativa. Queremos saber quais são os motivos dos apagões nos municípios atendidos. A Cigás tem um papel e abastece as termoelétricas de Manaus. Como é a relação com essa empresa?”, questionou.

Sinésio afirmou, ainda, que vários questionamentos serão feitos pelos membros da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a tarifa de energia no Amazonas. “Estamos vendo como está a situação na sede do município e nas comunidades do interior com a falta de energia e os demais problemas. Não temos uma receita pronta. Portanto, temos que ouvir para depois a CPI tomar as providências e a sociedade que paga a maior tarifa de energia do Brasil possa ter eletricidade com preço justo e com qualidade e respeito ao cliente”, ressaltou.

CPI do Amapá

O deputado ainda anunciou que a exemplo de Rondônia e Amazonas, que instalaram a CPI da Energia, o Amapá também vai investigar a concessionária privatizada de energia. “Estava participando do evento do Parlamento Amazônico em Mato Grosso do Sul, pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e soubemos que o Amapá também vai instalar uma CPI. Em todos esses Estados, o preço da privatização custou apenas R$ 50 mil”, alfinetou.

Sessão itinerante

A sessão itinerante da CPI da Amazonas Energia que seria realizada em 2 de dezembro foi adiada para o dia 9, na escola municipal Helena Augusta Walcott, Zona Leste de Manaus.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Empresa de energia terá que devolver quase R$ 70 milhões para a União

A Superintendente de Fiscalização Econômica , Financeira e de Mercado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Maria Luiza...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!