janeiro 21, 2025 00:06

RR: Com imagem pública em ‘ruínas’, estratégia de Jalser é atacar colegas para adiar cassação

Roraima – O deputado estadual Jalser Renier (SD), que até poucos meses andava pelos corredores da Assembleia Legislativa de Roraima com postura de ‘rei’, agora sofre derrotas  seguidas de derrotas. Nessa semana, Jalser, que deve ter o mandato cassado pelos ‘amigos’, resolveu subir o tom na tribuna da Casa Legislativa e denunciar que 80% dos deputados cometem crime de ‘rachadinha’. A estratégia seria para atrapalhar o processo de cassação.

Em um longo discurso, Jalser lamentou ter sido abandonado, se diz triste por não ter mais as ligações atendidas pelos colegas, disse que na época que era presidente da Casa recebia beijos e abraços. Diante do desprezo dos colegas e com um processo de cassação tramitando na Casa, Jalser decidiu atacar. Afirmou que colegas ficam com parte do pagamento dos servidores e criou até uma campanha para receber denúncias, a campanha ‘O Dinheiro é Seu’.

Além da campanha, Renier também quer criar uma comissão exclusiva para acompanhar todas as denúncias recebidas pela campanha, lançada por ele nessa quarta-feira, 1°.

Em paralelo aos ataques, o parlamentar também acionou à Justiça de Roraima na tentativa de ser reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa e tentou barrar o processo de cassação do mandato. Nessa ação, Jalser sofreu mais uma derrota ao ter o pedido extinto pelo juiz Luiz Alberto de Morais Junior, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). 

Para o magistrado, como já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) o mesmo pedido de recondução à presidência,  não caberia à Justiça de Roraima tomar esta decisão.

Segundo fontes próximas ao deputado, Jalser já tem certeza que terá o mandato cassado pelos ex-colegas e, diante disso, fará o possível para atrasar o máximo possível o processo de cassação. A estratégia, inclusive, tem sido usada ao longo de toda a semana.

Contratos de Sampaio na mira de Jalser 

No mesmo dia que denunciou a suposta prática de rachadinha, o deputado Jalser Renier garantiu que usará todos os seus dias na Casa Legislativa para investigar os motivos o aumento do crédito suplementar, da verba de gabinete e demais contratos firmados na gestão de Sampaio.

‘Escândalo dos gafanhotos’

Em 2003, Jalser Renier foi preso durante a Operação Praga do Egito, da Polícia Federal, que investigava um esquema de desvio de verbas públicas de R$ 70 milhões. A operação ficou conhecida como “Escândalo dos Gafanhotos”.

Investigação

Jalser é apontado como mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, que ganhou fama em uma emissora local por criticar alguns parlamentares. O deputado chegou a ser preso no dia 1º de outubro e atualmente cumpre prisão domiciliar.

Cassação

No dia 28 de novembro, o presidente da Comissão de Ética da ALE, deputado Nilton Sindpol, disse ao O Poder que o processo de cassação de Jalser seria votado antes do recesso parlamentar.

Suspenso

Na terça-feira, 30, o desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), suspendeu a audiência que trataria do processo de cassação do deputado estadual Jalser Renier (SD), por quebra de decoro parlamentar.  Com a decisão, a defesa de Jalser tem até 15 dias para se pronunciar.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação/ALE-RR

 

Últimas Notícias

Pleno do TRE-AM retorna nesta terça-feira, 21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) fará a abertura do ano judiciário do Pleno nesta terça-feira, 21, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!