Em conjunto, a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas oferecerão mais de 259 mil vagas para novos alunos em 2022. O anúncio foi dado pelos titulares das secretarias Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Kuka Chaves, nesta quinta-feira, 16.
Do total de 259.714 vagas, mais de 67 mil são para rede municipal e 192 mil para a rede estadual.
Para a Semed, o total disponibilizado será de 67.714 mil vagas para alunos novos. Já para a Seduc, serão 43 mil para Manaus e 149 mil para o interior do Estado.
A titular da Seduc, Kuka Chaves, disse que o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida trabalham juntos para melhorar a educação no Estado e no município. “Tivemos um ano letivo muito difícil dado ao momento pandêmico que ainda vivemos. O governo enfrentou a pior crise sanitária, a pior enchente dos últimos cem anos, mas mesmo assim não medimos esforços para que a educação não parasse e ainda avançamos. Voltamos com as aulas presenciais com todos os professores e alunos com mais de 12 anos vacinados e estamos finalizando o ano com as aulas totalmente presenciais”, destacou.
O titular da Semed, Pauderney Avelino, ressaltou que a parceria entre as duas secretarias de Educação fortalece o ensino público de Manaus e dos municípios do Amazonas. O secretário também falou da construção de novas escolas. “Já estamos em processo de licitação para voltar com a construção desses prédios, oferecer mais vagas e garantir uma educação na primeira infância das crianças de 1 a 3 anos de idade, como nos determina o prefeito David Almeida”, acrescentou Pauderney.
Matrículas
Na rede estadual, o cadastro para os novos alunos iniciou nesta quinta-feira, 16, pelo site https://www.matriculas.am.gov.br/. A rematrícula será feita pelas escolas estaduais de maneira automática no período de 20 de dezembro a 7 de janeiro de 2022. Os estudantes regularmente matriculados têm vaga garantida. Reordenamentos acontecerão no dia 5 de janeiro com confirmação nos dias 6 e 7 de janeiro. Outras informações estão disponibilizadas no site do governo.
Quanto à matrícula na rede municipal, Avelino falou que as matrículas das creches serão realizadas após a fase da matrícula na fase da educação. “No primeiro semestre estaremos disponibilizando sete creches que foram abandonadas pela gestão anterior. Já estamos em processo de licitação para voltar com a construção desses prédios e oferecer mais vagas e garantir uma educação na primeira infância das crianças de 1 a 3 anos de idade, como nos determina o prefeito David Almeida”, acrescentou Pauderney.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins