fevereiro 21, 2026 16:50

Semed e Seduc disponibilizarão mais de 250 mil vagas para alunos novos no próximo ano

Em conjunto, a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas oferecerão mais de 259 mil vagas para novos alunos em 2022. O anúncio foi dado pelos titulares das secretarias Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Kuka Chaves, nesta quinta-feira, 16. 

Do total de 259.714 vagas, mais de 67 mil são para rede municipal e 192 mil para a rede estadual. 

Para a Semed, o total disponibilizado será de 67.714 mil vagas para alunos novos. Já para a Seduc, serão 43 mil para Manaus e 149 mil para o interior do Estado. 

A titular da Seduc, Kuka Chaves, disse que o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida trabalham juntos para melhorar a educação no Estado e no município. “Tivemos um ano letivo muito difícil dado ao momento pandêmico que ainda vivemos. O governo enfrentou a pior crise sanitária, a pior enchente dos últimos cem anos, mas mesmo assim não medimos esforços para que a educação não parasse e ainda avançamos. Voltamos com as aulas presenciais com todos os professores e alunos com mais de 12 anos vacinados e estamos finalizando o ano com as aulas totalmente presenciais”, destacou. 

O titular da Semed, Pauderney Avelino, ressaltou que a parceria entre as duas secretarias de Educação fortalece o ensino público de Manaus e dos municípios do Amazonas. O secretário também falou da construção de novas escolas. “Já estamos em processo de licitação para voltar com a construção desses prédios, oferecer mais vagas e garantir uma educação na primeira infância das crianças de 1 a 3 anos de idade, como nos determina o prefeito David Almeida”, acrescentou Pauderney.

Matrículas

Na rede estadual, o cadastro para os novos alunos iniciou nesta quinta-feira, 16, pelo site  https://www.matriculas.am.gov.br/. A rematrícula será feita pelas escolas estaduais de maneira automática no período de 20 de dezembro a 7 de janeiro de 2022. Os estudantes regularmente matriculados têm vaga garantida. Reordenamentos acontecerão no dia 5 de janeiro com confirmação nos dias 6 e 7 de janeiro. Outras informações estão disponibilizadas no site do governo. 

Quanto à matrícula na rede municipal, Avelino falou que as matrículas das creches serão realizadas após a fase da matrícula na fase da educação. “No primeiro semestre estaremos disponibilizando sete creches que foram abandonadas pela gestão anterior. Já estamos em processo de licitação para voltar com a construção desses prédios e oferecer mais vagas e garantir uma educação na primeira infância das crianças de 1 a 3 anos de idade, como nos determina o prefeito David Almeida”, acrescentou Pauderney.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!