abril 24, 2025 02:01

Visita de Lula a Manaus deve definir alianças para as eleições deste ano

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva Lula deverá estar em Manaus no dia 5 de fevereiro para uma reunião política interna com grupos aliados da esquerda. Lula também participará de um almoço a convite do senador Omar Aziz (PSD), que deve apoiar o petista nas eleições deste ano.

A agenda de Lula foi confirmada com exclusividade ao Portal O Poder pelo presidente estadual do PT no Amazonas, deputado Sinésio Campos. O parlamentar ressaltou que quando Lula era presidente do Brasil costumava visitar o Amazonas para anunciar obras e demais benefícios à população.

“No dia 5 de fevereiro ele vai estar aqui, após uma viagem internacional, e será uma prévia, não vai dar para fazer aquela agenda macro. O Lula está com vontade de comer uma caldeirada de tambaqui e foi convidado por Omar Aziz. O almoço, é claro, contará com a questão política. O Omar, diante de todas as suas declarações, vai apoiar o Lula para presidente e receber apoio ao Senado, numa via de mão dupla”, afirmou Sinésio.

Apesar de afirmar que a agenda do ex-presidente ainda não está totalmente definida, assim como o local onde será o almoço, Sinésio disse que a chegada de Lula a Manaus, mesmo sendo uma rápida passagem, já está causando movimentação da classe política amazonense. “A visita do Lula está causando alvoroço em muitas lideranças locais, que querem ter uma conversa com ele. Ainda não pensamos na comemoração dos 42 anos do PT, mas a vinda do Lula a Manaus é um bom momento, já que a sede mais moderna do PT no Brasil é a do Amazonas. De repente, o presidente pode fazer uma visita e cantar os parabéns dos 42 anos, tudo é possível”, afirmou.

Sinésio Campos afirmou ainda que o Amazonas sempre esteve na rota de Lula. “O Lula está com saudades da nossa caldeirada de tambaqui e do Amazonas. Quando foi presidente, esteve aqui 13 vezes e não vinha para passear, mas trazer investimentos inaugurando conjuntos habitacionais, programa Luz Para Todos, ponte sobre o Rio Negro, Arena da Amazônia e, se observarmos, a vinda dele nunca foi para fazer entrega de uma pinguela de madeira lá na Cabeça do Cachorro”, alfinetou Sinésio ao se referir à inauguração de uma ponte de madeira inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado em São Gabriel da Cachoeira.

Candidato majoritário

Ao ser questionado se o PT terá candidato ao governo do Estado no pleito deste ano, Sinésio foi cauteloso. “Ainda não tratamos deste assunto. Vamos aguardar as definições das federações. Essa eleição é atípica e se define nos Estados, nos partidos de candidaturas nacionais, como é o nosso, depois de ver os partidos que vão compor chapas. A conversa está muito boa com o PV e PSB e vamos aguardar. Pode até surgir uma candidatura, mas ainda é prematuro. Até porque todos os partidos, hoje, antes da busca por candidaturas ao governo, querem a sua sobrevivência política, elegendo deputados federais, que definem o fundo eleitoral e partidário”, ressaltou.

Omar diplomático

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com o senador Omar Aziz, que preferiu ser diplomático ao falar sobre a visita de Lula ao Amazonas. Ao ser questionado pela reportagem, Omar se limitou a dizer que a vinda de Lula a Manaus ainda não está confirmada e que é cedo para falar sobre apoio político na próxima eleição.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Caixa Econômica deverá abrir novas agências no interior do estado

O senador Omar Aziz e o deputado federal Silas Câmara, representando a bancada do Amazonas no Congresso, participaram, na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!