Faltando nove meses para as eleições, ao menos seis secretários municipais da administração do prefeito David Almeida (Avante) devem se descompatibilizar dos cargos nos próximos meses para disputar o pleito. Até o momento, o prefeito ainda não se manifestou sobre o prazo que os secretários têm para deixar o seu governo. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o prazo é até seis meses antes do pleito.
Entre os principais nomes confirmados que ainda não se afastaram das pastas e devem deixar os cargos até abril deste ano está o do ex-deputado estadual Platiny Soares (Avante), que atualmente é subsecretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
Além de Platiny, na lista também constam o ex-vereador Alonso Oliveira (Avante), que comanda a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Rotta, o ex-deputado federal e secretário municipal de Educação Pauderney Avelino (União Brasil), e o secretario de Limpeza Urbana, Sabá Reis.
Paunderney Avelino confirmou que vai disputar uma das oito vagas de deputado federal nesta eleição. O parlamentar deve apoiar o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) para governo do Estado e deve, juntamente com ele, se filiar ao União Brasil, resultado da fusão do DEM com o PSL.
“O DEM deixará de existir, como também o PSL, depois de homologada a fusão do União Brasil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Amazonino Mendes ainda não se filiou. Eu estou naturalmente filiado e serei candidato a deputado federal”, afirmou Avelino.
Fontes dos bastidores confirmaram para a reportagem que até a data da descompatibilização poderão surgir outros nomes de secretários para disputarem a eleição em 2022. Alguns já ensaiam candidaturas com o secretário de Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Renato Júnior; de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior; além do secretário Extraordinário João Mendes da Fonseca Júnior, mais conhecido como Pastor “Janjão”.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com o prefeito David Almeida e o secretário de Limpeza, Sabá Reis, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder