O aumento dos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, em decorrência da variante Ômicron, ameaça colapsar a rede hospitalar, o que deixou em estado de alerta os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Até o momento, mais de 100 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose da vacina em Manaus.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), voltou a defender a necessidade de vacinação contra a Covid-19 por parte da população amazonense. “Temos visto um aumento considerável de casos positivos no início deste ano e sabemos que a variante Ômicron já está em circulação por aqui. Para quem completou o ciclo vacinal, a possibilidade de evolução para um quadro mais grave é muito difícil. Por isso, mais do que nunca, é importante que todo mundo tome as duas doses da vacina e, quem já estiver no prazo, tome a dose de reforço”, afirmou.
A presidente da Comissão de Saúde da Aleam, Mayara Pinheiro (PP), disse que vai conversar com o presidente Roberto Cidade sobre a possibilidade de instalação de um posto temporário de vacinação contra Covid na Aleam, para atendimentos dos servidores e da população em geral. “É preocupante ver o índice de não-vacinados no nosso Estado ou com ciclo vacinal incompleto. Dos internados por covid em Manaus, 43% não tomaram nenhuma dose da vacina e 22% apenas uma dose, ou seja, temos dados que comprovam a eficácia dos imunizantes. Em grande parte, a evasão vacinal não se dá por falta de pontos de vacinação, mas sim devido à desinformação sobre as vacinas e a falsa sensação de segurança com relação à pandemia. Isso deve ser combatido por campanhas de conscientização e caravanas móveis de imunização em todo o Estado, seja na capital, área rural de Manaus, municípios do interior e comunidades ribeirinhas”, sugeriu.
Na esteira da colega, o deputado Serafim Corrêa (PSB) demonstrou preocupação com o aumento do número de casos de Covid nesta quarta-feira, 12, e sugeriu que o governo do Estado e as prefeituras municipais façam campanhas de divulgação explicando a importância da vacinação para a população do Amazonas.
“O governo do Estado e as prefeituras devem fazer uma campanha intensa de divulgação da necessidade de quem não tomou a primeira dose da vacina e de quem tomou a primeira dose e não tomou a segunda. Aqueles que necessitam de reforço, devem completar o esquema vacinal. É muito ruim os negacionistas continuarem se opondo à vacinação. Vamos nos vacinar, é o apelo que deixo a todos”, ressaltou.
Serafim afirmou, ainda, que nesse período de recesso parlamentar da Aleam tem evitado sair para evitar aglomerações e que recomenda a vacinação, uso de máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento.
Álvaro Campelo (PP) também se mostrou preocupado com o aumento dos casos da Covid em Manaus. “É um quadro muito preocupante e, mais do que nunca, todos precisam ter a consciência de que a vacina salva vidas comprovadamente. A proposta de a Assembleia Legislativa ser um posto de vacinação é excelente para avançarmos no número de vacinados”, afirmou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins