fevereiro 22, 2026 14:50

Prédios sem elevador deverão priorizar atendimento no térreo para PCDs, gestantes e idosos

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 720/2021, que dispõe sobre o direito a atendimento para idosos, gestantes e Pessoas Com Deficiência (PCDs) no térreo de prédios públicos ou privados, quando não houver elevador. A matéria é de autoria do deputado Wilker Barreto (sem partido).

O atendimento, independente da modalidade, deverá ser disponibilizado de modo a permitir o livre acesso à informação ou prestação dos serviços, sempre respeitada a dignidade da pessoa. Poderá, ainda, ser estabelecido, mediante senha ou outro sistema de controle.

Wilker Barreto afirmou, em sua justificativa, que embora exista legislação obrigando a adaptação de prédios para acesso de pessoas que possuam alguma necessidade de apoio na mobilidade, ainda não foi possível obter um nível adequado para o melhor atendimento para muitos cidadãos e cidadãs no Estado do Amazonas.

“Ainda são muitos os prédios que não atendem os requisitos mínimos exigidos, com inúmeras barreiras intransponíveis, principalmente para as pessoas com deficiência e ou mobilidade comprometida/reduzida. Entretanto, essas barreiras não podem obstar que as pessoas que necessitem de um atendimento, em prédios públicos ou privados, sejam impedidas por conta da ausência desses acessos”, ressaltou.

O Projeto de Lei será avaliado pelas comissões permanentes e depois será votado pelos deputados no plenário a partir de fevereiro, quando retornam os trabalhos da Assembleia Legislativa.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!