O prefeito David Almeida (Avante) afirmou nesta sexta-feira, 14, durante o anúncio das ações para combater a Covid-19, que Manaus tem um dos maiores índices de vacinação do mundo e que 94% da população está imunizada. O prefeito ainda confirmou que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa na próxima segunda-feira, 17, em quatro pontos da cidade.
“Manaus tem um dos maiores índices do mundo de vacinação. Temos 94% da população vacinadas com a primeira dose e 84% com a segunda dose e estamos avançando na dose de reforço. A nossa maior proteção é a vacinação e, se avançarmos, vamos ter maior segurança”, afirmou.
Entre as medidas de combate à pandemia anunciadas estão o aumento de postos de vacinação, postos de testagens, atendimento nas 51 UBSs, higienização e aumento na frota de transporte coletivo e cancelamento do Carnaval e demais festas da prefeitura para evitar aglomerações, além do início da vacinação das crianças.
David Almeida também fez um pedido para a população. “Somente deve procurar os postos de postos de testagens em UBS e alguns supermercados se estiverem com alguns sintomas para não impactar o atendimento e não compareçam acompanhados. De 2.150 pessoas testadas ontem, somente nesse centro (Studio 5), aproximadamente, 75% testaram positivo e, das pessoas que estão internadas, 78% não completaram o ciclo vacinal. Temos aqui uma rede de proteção grande chamada vacina. Que todos possam procurar a vacina para que todos possam estar protegidos nesse momento tão importante”, alertou.
O prefeito relembrou que hoje, 14 de janeiro, está completando um ano que Manaus sofreu um colapso no sistema de saúde pela falta de oxigênio, mas que, atualmente, as UBSs estão preparadas para atender a população.
“Estamos completando um ano daquele fatídico da falta de oxigênio, porém, com o avanço da vacinação, temos uma realidade diferente e as nossas UBSs estão prontas com medicamentos para as pessoas que testam positivo que já recebem medicações e prescrições pelos médicos da prefeitura”, disse.
David Almeida citou que de dezembro até o inicio de janeiro, 1.105 servidores pediram afastamento com Covid e que, devido a isso, a prefeitura deve contratar profissionais de saúde nesse período de aumento de casos. “Temos um decreto emergencial, que vamos renovar e contratar, aproximadamente, 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de patologia e terapeutas, para compor as nossas equipes e solicitar das secretarias 10 mil servidores para ajudar no atendimento desses centros de testagens”, ressaltou.
Ministro da Saúde
David Almeida confirmou, ainda, que no próximo dia 22 o ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, estará em Manaus. “Dentro de 25 dias vamos ter mais testes para Covid, repondo o nosso estoque com 250 mil testes que já foram pedidos a nível nacional e o nosso fornecedor nos assegurou que até a próxima quinta-feira, 250 mil testes vão estar à disposição. A presença do ministro será um momento oportuno, pelas dificuldades que tivemos ano passado, com os médicos que estavam afastados e foram chamados 108 médicos. Falei com o Ministério da Saúde, que vai renovar esse contrato por mais seis meses”, anunciou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação