Nesta quarta-feira, 19, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) inauguraram o novo centro de testagem da capital amazonense. Durante a coletiva de imprensa, Lima foi questionado sobre a ausência de alguns prefeitos dos municípios do interior que não fazem parte dos aliados do governador na reunião sobre a vacinação realizada ontem, 18.
“Eu não acredito que o motivo seja política. As questões da vacinação e do combate à Covid-19 estão acima de qualquer situação dessa”, rebateu Lima. “Inclusive, tenho um bom relacionamento com todos os prefeitos, independentemente do posicionamento político deles. Emitimos uma Nota Técnica alertando sobre a baixa taxa de vacinação de alguns municípios. Nos colocamos à disposição para ajudar com lanchas, combustíveis e etc”, finalizou Lima, encerrando o assunto sobre política.
Wilson Lima ainda ressaltou que a responsabilidade da vacinação é das prefeituras municipais, porém, o Estado está dando suporte para que as taxas melhorem. O governador voltou a destacar que a única forma de combate ao vírus é com a vacina.
Centro de Testagem
Fortalecendo a parceria entre Prefeitura e Governo, David Almeida e Wilson Lima inauguraram de forma conjunta o novo centro de testagem da capital amazonense. O serviço será oferecido nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), com capacidade para atender 10 mil pessoas por dia.
“A gente tem trabalhado nessa parceria em conjunto com a prefeitura, alertando sobre a necessidade de quem tem os sintomas que procure um Centro de Testagem. E o objetivo principal nosso, dos profissionais da área de saúde, é fazer com que a doença seja rastreada é que se quebre essa cadeia de transmissão. No momento em que aquela pessoa identifica que tem Covid-19 ela precisa ficar isolada para que não transmita para outras pessoas”, frisou Wilson Lima.
De acordo com o governador, mais de 90% dos novos casos são da variante Ômicron.
A nova estratégia visa ampliar a oferta do teste para rastreio da doença, quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Diego Peres/Secom