Neste ano, os deputados estaduais deverão conciliar o trabalho na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a campanha política em busca da reeleição. Durante a abertura das atividades legislativas, nesta terça-feira, 1º, os parlamentares falaram das suas expectativas para 2022 e aproveitaram para cobrar a participação de colegas nas sessões plenárias.
O presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), também falou sobre os cuidados adotados na Casa por causa da variante da Ômicron. “Estamos iniciando mais um ano de muito trabalho aqui na Assembleia Legislativa. Infelizmente, temos mais uma variante, mas estamos tomando todas as precauções, fizemos testagem em massa com os servidores, diminuímos a quantidade de pessoas circulando na Casa no mês de janeiro e agora é voltar aos trabalhos de forma responsável. Esse ano de 2022 irei trabalhar para contribuir, como sempre, com a população do Amazonas, juntamente com os 24 deputados”, afirmou.
O deputado Dermilson Chagas (sem partido) afirmou que está esperando um ano muito maduro e cobrou a participação dos colegas e um plenário cheio para debates e proposituras para resultar em benefício para a população. “As pautas aqui são diversas. Temos Segurança Pública, Saúde, Educação, obras em Manaus e no interior, aplicação dos recursos como o FTI, as políticas públicas e a geração de empregos. A expectativa é de um ano muito promissor e os colegas devem participar ativamente, pois é um ano preparativo para a eleição. Vamos aguardar o ano legislativo”, cobrou.
Na esteira do colega, Serafim Corrêa (PSB) falou da importância do retorno dos trabalhos. “O que eu espero para este ano eleitoral é que nós possamos discutir as grandes alternativas para o Amazonas, que é um Estado rico, mas temos um povo pobre. Temos uma concentração de renda muito grande e um distanciamento social enorme. Isso tudo precisa diminuir e eu creio que esses deveriam ser os temas no ano eleitoral com novas alternativas de desenvolvimento, um turismo sustentável e a mineração, enfim, alternativas para diminuir o fosso social que existe entre ricos e pobres, a começar pela nossa cidade de Manaus”, enfatizou.
Belarmino Lins (PP) afirmou que os deputados “recarregaram as baterias” para enfrentarem 2022 com trabalho e responsabilidade. “É um ano político eleitoral, quando o povo terá a oportunidade de escolher, mas agora é hora de trabalhar, servir ao Amazonas e cuidar dos amazonenses”, destacou.
O deputado Fausto Júnior (MDB) reconheceu que ano de eleição é movimentado e que a população vai decidir os deputados que ficam e os que vão entrar na vida pública. “Certamente é um ano de balanço das nossas atividades dos últimos três anos, mas também temos muitos desafios para enfrentar esse ano, como a pandemia que ainda não acabou, a enchente, que é um ameaça, e, na minha avaliação, o maior desafio de todos, que é a recuperação econômica depois de tudo que a sociedade passou com dois anos de pandemia”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins