Além de Manaus, outros sete municípios do interior do Amazonas deverão ter acesso aos serviços prestados pelo Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Por determinação do governador Wilson Lima (PSC), já estão definidas as cidades de Tefé, Maués, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Lábrea e Humaitá para receberem as estruturas dos atendimentos à população ainda este ano.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 1º, pela secretária de Estado de Justiça, Diretos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas. A principal dificuldade para instalação dos PACs, de acordo com Mirtes Salles, é a falta de prédios adequados no interior para receber a estrutura.
“Temos a previsão de Presidente Figueiredo ser o próximo município a ter PAC. Também estamos visitando outros municípios e o governador Wilson Lima determinou a instalação de sete PACs no interior do Estado. Estamos naquela fase de identificar o local para o PAC. O interior tem uma situação atípica da dificuldade de prédios, estamos identificando em alguns municípios para que possamos instalar. Sabemos que os 62 municípios necessitam e vamos implantando conforme identificarmos os prédios para receber a estrutura do PAC”, afirmou.
A titular da Sejusc afirmou, ainda, que também está prevista em alguns municípios a instalação do Serviço de Atendimento Emergencial a Mulher, Criança e Idoso e Pessoa Portadora de Deficiência Física (Samic). “Na questão da violência contra a mulher entregamos o Samic de Maués, estamos entregando em Parintins e já temos um em Itacoatiara. Vamos entregar ainda esse ano um em Tefé para ampliar a rede de atenção a mulher”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins