janeiro 20, 2025 04:22

Em Manaus, governadores vão debater mudanças climáticas e desmatamento de florestas tropicais

O governador Wilson Lima (PSC) vai participar da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento acontece em Manaus, de 16 a 18 de março de 2022, no centro de convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Oeste de Manaus.

O objetivo do evento é debater estratégias de redução do desmatamento em Estados e províncias de florestas tropicais, reduzir a pobreza, melhorar a subsistência, garantir culturas e promover investimentos privados para desenvolver a economia. De acordo com Wilson Lima, governadores e funcionários públicos dos Estados e províncias da Força-Tarefa do GCF – cujos territórios abrangem mais de um terço das florestas tropicais do mundo – irão se unir aos líderes do setor privado, sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, governos nacionais e organizações internacionais.

“Este encontro é muito importante para discussão e compartilhamento de soluções para problemáticas que, muitas vezes, são comuns aos governadores do grupo, que fazem parte de países que têm florestas e que enfrentam problemas para proteger seus recursos e gerar riqueza para suas populações. Vamos dar encaminhamentos para questões como a bioeconomia e a valorização das pessoas que vivem na floresta”, ressaltou.

A reunião anual da Força-Tarefa do GCF será dividida em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP), inicialmente discutido na COP26 em Glasgow, Escócia. O MAP irá traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, concentrando-se em quatro áreas: conhecimento, tecnologia e inovação; governo e políticas públicas; pessoas e comunidades e finanças e investimento.

Cada segmento destacará estratégias e soluções ousadas e o que é necessário para colocá-las em prática, já que a Força-Tarefa do GCF e seus parceiros implementarão o MAP nos próximos anos.

Cuidados

Em razão de Manaus estar vivendo mais uma onda da Covid-19, o evento terá capacidade reduzida para a segurança dos participantes. A secretaria da Força-Tarefa do GCF e o governo do Amazonas continuarão a acompanhar de perto a situação da doença e os correspondentes conselhos de viagem nos próximos meses para garantir a saúde e a segurança dos participantes da Reunião Anual.

De acordo com o governo do Amazonas, o encontro é exclusivo para convidados. Interessados em participar da Reunião Anual de 2022 em Manaus devem contatar a secretaria da Força-Tarefa do GCF, por meio do e-mail [email protected].

 

 

Augusto Costa, para O Poder 

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!