abril 29, 2025 08:08

Amazonas Energia pode ser multada em até R$ 18,1 mil por sobras de fios nas ruas

Para evitar a poluição visual e acidentes com fios elétricos, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 046/2022 que dispõe sobre o alinhamento e a retirada dos itens em desuso e desordenados existentes em postes da Amazonas Energia. Caso não cumpra a lei, a empresa poderá ser multada no valor de R$ 18.180, o equivalente a 15 vezes o valor do salário mínimo. A matéria é de autoria do deputado João Luiz (Republicanos).

O artigo 1º do projeto de lei determina que a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica é obrigada a realizar o alinhamento dos fios utilizados e a retirada dos produtos não instalados nos postes existentes.

Em caso de descumprimento, a empresa concessionária ou permissionária terá multa de 15 salários mínimos vigentes para cada notificação não atendida em até 30 dias após o recebimento da mesma.

A concessionária ou permissionária de energia elétrica ainda fica obrigada a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, a fim de que estas façam o alinhamento dos seus cabos e demais instrumentos por elas utilizados e que procedam a retirada do que não estão mais utilizando.

A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica também deve fazer a manutenção, conservação, remoção, substituição, de poste de concreto ou de madeira que esteja em estado precário, torto, inclinado ou em desuso sem qualquer ônus para a administração pública municipal, estadual, e ao consumidor.

O deputado João Luiz afirma, em sua justificativa, que a presente propositura vem corrigir uma grave distorção que vem tomando conta das ruas do Estado: o abandono de cabos e fios soltos em postes, após as empresas de energia, telefonia, TV a cabo, internet, dentre outras, realizarem reparos, trocas e substituições.

“Como sabemos, a existência desses fios soltos é altamente prejudicial para a sociedade, na medida em que eles são ótimos condutores de energia elétrica e podem, facilmente, eletrocutar um transeunte, levando-o inclusive à morte”, afirmou.

Agora, o Projeto de Lei vai ser avaliado pelas comissões permanentes da Aleam e deve ser votado nas próximas semanas.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!