Cotado para ser o indicado do prefeito David Almeida (Avante) para compor a chapa de vice-governador ao lado de Wilson Lima (PSC), o chefe da Casa Civil, Tadeu de Souza, vem crescendo na preferência, de acordo com informações dos bastidores. Tadeu já trabalhou com David Almeida durante seu mandato como governador, em 2017, na Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O chefe da Casa Civil tem até o mês de abril para se descompatibilizar do cargo e disputar a eleição. Questionado sobre a possibilidade de ser indicado para disputar a chapa majoritária nas próximas eleições, Tadeu de Souza preferiu ser diplomático.
“Esse é um tema que eu não trato com o prefeito. Possibilidade existe porque eu tenho uma história com o prefeito David Almeida, que acredita muito na minha capacidade de ajudar a gestão. Estou com ele há muito tempo, mas não tenho como tratar detalhes desse ambiente político porque o foco é com a gestão. Tenho uma vida bem pacata e distante do ambiente político, mas não descarto a a possibilidade”, afirmou.
Proximidade
Por mostrar um forte desempenho no comando da capital amazonense, David Almeida pode definir o vice que deve disputar o pleito deste ano na chapa majoritária com Wilson Lima. De três nomes (Sába Reis, Shádia Fraxe e Tadeu de Souza), um com característica técnica e com bastante proximidade com o atual gestor deverá ser o escolhido.
Dos nomes especulados, David Almeida tem preferencia por Tadeu de Souza, que é chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus e amigo próximo do atual gestor. Tadeu seria a composição técnica que Wilson Lima precisaria para disputar o pleito.
Apesar de existir a especulação de nomes como de Shádia Fraxe e Sabá Reis, o secretário da Casa Civil teria melhor desempenho no grupo comandado pelo prefeito de Manaus e pelo governador do Amazonas.
Perfil
Com nomes à mesa, o governador Wilson Lima deve buscar dois tipos de perfil para um provável candidato ao cargo de vice nas eleições deste ano, sendo um técnico e outro com potencial de votos. A composição para o majoritário do Amazonas vem sendo discutida pelo grupo político comandado por Lima, mas, sem o apontamento de nomes.
Não se descarta a possibilidade de um vice surgir após um diálogo entre Wilson Lima e David Almeida, ou até mesmo a partir de definições partidárias. Apesar da incógnita, nomes já são “ventilados” para Wilson Lima.
Entre os prováveis candidatos estão a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, o titular da Secretaria de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis (PL), e o mais forte entre eles, do chefe da Casa Civil da prefeitura de Manaus, Tadeu de Souza.
Fortalecido no interior, onde conta com o apoio de, ao menos, 40 prefeitos, Wilson Lima agora está mexendo as peças para ter como aliado o prefeito David Almeida (Avante) e crescer também na capital, de olho na reeleição.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder