O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assinaram, nesta segunda-feira, 21, um protocolo de intenções para a viabilização do uso de gás natural em embarcações regionais, na frota de veículos municipais e em unidades de órgãos do poder público municipal. A cooperação ocorrerá por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Wilson Lima afirmou que a assinatura do protocolo de intenções entre a Cigás e a Prefeitura de Manaus era um passo importante e avançado no conceito de sustentabilidade e no uso das riquezas se referindo ao gás natural.
“Ao longo de muitos anos havia um monopólio no Amazonas e nós, com muita luta e trabalho, tivemos a coragem de quebrar esse monopólio. Hoje, o Amazonas está entre os três melhores Estados em regulação de gás. Antes nós éramos o último e avançamos para ser o primeiro. Abrimos a possibilidade da exploração de gás natural no campo do Azulão (em Silves) e em Autazes a Eneva está explorando para que possamos expandir o gás natural. As empresas exploradoras de gás procuram o Amazonas para fazer investimentos”, afirmou.
O governador do Amazonas disse, ainda, que no ano passado o Amazonas ganhou em um leilão o direito de construir uma térmica no campo do Azulão. “Há muitos outros empreendimentos vindo para o Amazonas. Então, nada mais justo que utilizarmos esse gás natural para caminhar na solução de alguns problemas e na diminuição de custos de energia elétrica. No protocolo de intenções que estamos assinando destaco três pontos: o entendimento entre governo e prefeitura por meioda Cigás, apadrinhamento de alguns espaços públicos, sobretudo naqueles por onde passam a rede de distribuição da Cigás, e vamos começar pelo CSU do Parque Dez para que a Cigás tome conta daquele espaço. O terceiro ponto é a possibilidade de colocar em algumas instituições, como em hospitais e rede de Educação, e trocar a energia elétrica pelo gás, que é uma energia mais barata e mais limpa”, anunciou.
‘Ação conjunta’
O prefeito David Almeida destacou que a prefeitura assinou mais uma pareceria com o governo do Estado, que é o inicio de ações no segmento da exploração do gás natural na frota de veículos municipais.
“Aqui com a Cigás essa parceria visa diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, com a utilização do gás nas embarcações e veículos, inclusive no transporte coletivo. Vamos adiantar que o parque Lagoa do Japiim será despoluído em parceria com a empresa Águas de Manaus e eles vão despoluir e manter limpeza, conservação e segurança”, anunciou.
O prefeito de Manaus ainda afirmou que o Parque do Mindu, CSU do Parque Dez e Parque dos Bilhares, também serão “apadrinhados” por uma empresa que vai tomar conta do local. “Todos esses parques serão apadrinhados por uma empresa que presta serviços em Manaus. É a contrapartida de empresas que aqui ganham o seu capital e vamos fazer dessas parcerias algo bem contínuo. A presença do governador Wilson Lima nesse ato é porque a Cigás é do Estado e, anteriormente, não existia essa interlocução. Essas parcerias dão celeridade nos serviços públicos”, afirmou.
Feiras e mercados
Durante a assinatura do convênio, David Almeida ainda afirmou que Manaus terá as melhores feiras do Brasil e que todas as feiras e mercados serão reformados em parceria com o governo do Estado. “Já temos 99% da iluminação dessa cidade em LED e queremos fazer de Manaus uma das melhores cidades do Brasil para se viver. O governador tem contribuído para essa cidade ser melhor para se viver. Essa assinatura é o pontapé para uma nova realidade na cidade de Manaus. Tudo de inovação estamos trazendo para Manaus, além gás teremos ônibus elétricos em parceria com o governo”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação