abril 24, 2025 08:44

Deputados aprovam PL que cria Política Estadual de Prevenção de Lesão por Esforços Repetitivos

Por unanimidade, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovaram, nesta quarta-feira, 23, o Projeto de Lei nº 318/2020, que dispõe sobre a Política Estadual de Prevenção de Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A matéria é de autoria da deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) e agora vai para sanção do governador Wilson Lima (PSC).

De acordo com o artigo 3º do Projeto de Lei, o descumprimento do disposto na Lei sujeitará ao infrator às penalidades:

l – quando se tratar de estabelecimento sob a responsabilidade de órgão ou entidade pública, o seu responsável estará sujeito às penalidades previstas no respectivo estatuto ou regulamento;

ll – quando se tratar de estabelecimento privado, o responsável pelo estabelecimento estará sujeito a multa pecuniária de cinco a dez unidades padrão fiscal do Amazonas, proporcional à gravidade da infração.  Em caso de reincidência específica, a multa pecuniária de que trata o inciso ll deste artigo será aplicada em dobro.

Mayara Pinheiro afirmou que o Amazonas, nos últimos anos, apresentou crescimento acentuado das (LER/Dort). No Brasil, essa patologia é considerada a segunda com maior incidência e tem como consequência a incapacidade laboral.

“Fiz esta propositura visto que, nos últimos anos, o Amazonas apresentou um crescimento de casos de LER e Dort, que afeta, diretamente, a capacidade laboral dos nossos trabalhadores. Além da queda de produtividade e prejuízos aos órgãos públicos e empresas privadas, o trabalhador também perde qualidade de vida. Como médica, sei da importância do cuidado preventivo para uma vida saudável e plena”, ressaltou.

Durante a votação desta quarta-feira também foram apreciados pelos deputados o Projeto de Lei nº 169/2021, de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV), que dispõe sobre obrigatoriedade de inserção da informação do tipo sanguíneo e do fator RH na emissão da Declaração de Nascido Vivo (DNV) a ser expedido por hospitais e maternidades públicas e particulares do Amazonas, entre outros.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF afasta desembargadores suspeitos de venda de sentenças

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados por suspeita de venda de sentenças...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!