novembro 22, 2024 18:42

RR: Deputados convocam sessão extraordinária para votar a cassação de Jalser na segunda

Roraima – Nessa sexta-feira, 25, 16 deputados subscreveram um edital de convocação de Sessão Extraordinária a ser realizada na próxima segunda-feira, 28, para votar a cassação do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD), por conduta incompatível com o decoro parlamentar.

Jalser é apontado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) como líder de uma organização criminosa criada para sequestrar e torturar o jornalista Romano dos Anjos, da TV Imperial. O profissional da comunicação é conhecido por tecer duras críticas contra políticos.

Segundo o documento, a Casa Legislativa deve providenciar meios para que a sessão possa ocorrer de forma híbrida. Ainda conforme o edital, a sessão irá acontecer na próxima segunda-feira, às 10h, no Plenário Noêmia Bastos.

“Ficam as Superintendências desta Casa de Leis notificadas para que providenciem todos os meios para que ocorra a Sessão com absoluta transparência, transmitindo se ao vivo pela Rádio, pela TV Assembleia e demais redes sociais da Assembleia Legislativa, bem como para que sejam disponibilizados link e internet para que as senhoras e senhores deputados que, por algum motivo, não se façam presente fisicamente possam participar e votar remotamente”, diz trecho do edital.

No total, 16 deputados assinaram a convocação, são eles: Ângela Águida, Aurelina Medeiros (Podemos), Betânia Almeida, Catarina Guerra (SD), Chico Mozart, Coronel Chagas (Patriota), Eder Lourinho, Evangelista Siqueira, Gabriel Picanço, Jeferson Alves, Jorge Everton (sem partido), Marcelo Cabral, Neto Loureiro, Renato Silva, Tayla Peres e o ex-presidente da Casa, Soldado Sampaio (PCdoB).

‘Roraima precisa se libertar’ 

Ao O Poder neste sábado, 26, o deputado Jeferson Alves (PTB), que também assinou o documento, convidou a população para se fazer presente no evento na segunda-feira pela liberdade de Roraima.

“Nesse momento é preciso dizer que a população de Roraima precisa reagir e ir para as ruas! Chegou a hora da população mostrar a cara e fazer pressão! Quero convidar toda a população a estar na frente da Assembleia, às 8h da manhã de segunda-feira, num ato a favor de Roraima e pedindo que justiça seja feita”, disse.

Decisão

A convocação dos deputados ocorre no mesmo dia em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes reconsiderou, parcialmente, decisão do último dia 23 deste mês, que reconduziu o deputado Jalser Renier ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Na decisão dessa sexta, o ministro autoriza a retomada do processo de cassação do parlamentar.

“Reconsidero parcialmente a decisão de 23/2/2022 (doc. 135), no tocante à suspensão de processos administrativos disciplinares instaurados em face do requerente Jalser Renier Padilha, os quais poderão tomar seu curso regular”, diz.

Em outro trecho do despacho, o ministro pede que a decisão seja encaminhada à Assembleia de Roraima para cumprimento da decisão. “Comunique-se imediatamente a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, para ciência e imediato cumprimento desta decisão”.

 

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

MP do Amazonas instaura procedimento administrativo para acompanhar fiscalizações na Black Friday 2024

Para acompanhar as fiscalizações realizadas pelos órgãos de controle durante o período da Black Friday 2024, o Ministério Público...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!