janeiro 15, 2025 07:23

Alteração do Decreto do IPI é pauta de reunião em Brasília

Uma reunião foi realizada no fim da tarde desta terça-feira, 8, na Receita Federal, em Brasília, e teve como tema o pedido de derrubada do corte linear de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) efetuado pelo Governo Federal, no último dia 25. Na ocasião, o ex-deputado federal e secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, defendeu que a alternativa para resgatar a competitividade do polo industrial do Estado, é manter a redução das alíquotas dos impostos apenas sobre os produtos que tenham processo produtivo básico.

Para Pauderney, a proposta não vai comprometer em nada a política de redução das alíquotas de impostos do Governo Federal e garante benefício para o Estado e para o país. “Eu entendo que excluir estes produtos, que tenham o processo produtivo básico, não vai prejudicar a indústria brasileira fora de Manaus, vai salvar a indústria brasileira que produz na cidade da concorrência externa com o produto fabricado no exterior, e com isso, salvaremos os milhares de empregos que nós temos em Manaus e sobretudo a economia do Estado do Amazonas”, destacou Pauderney.

Durante a reunião, Avelino ainda pontuou cada setor da Zona Franca de Manaus e destacou suas respectivas importâncias, ressaltando ainda que a política de redução das alíquotas do IPI destinada à toda Zona Franca, enfraquece não apenas a indústria amazonense, mas a economia brasileira como um todo, tendo em vista que, devido a saída de fábricas multinacionais do país o mercado exterior fica fortalecido.

Sob análise

Após apresentada a proposta, o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar, afirmou que irá apresentar uma análise técnica ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para ser repassada ao presidente Jair Bolsonaro, deixando a decisão política, na responsabilidade de ambos.

“Prometemos analisar o documento e nos comprometemos em levar os seus pedidos ao ministro”, disse o secretário.

Além de Pauderney, a reunião também contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Alex Del Giglio; do coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos do Governo do Estado, Nivaldo Mendonça; do presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco; do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior; o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Victor Bicca; e o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima.

 

 

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Refinaria de Manaus é um ‘pepino’ para Lula

Há uma guerra entre entidades. Umas atacam os incentivos que foram concedidos na Reforma Tributária para a refinaria de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!