Com o aumento da gasolina, o preço do transporte escolar em Manaus deve subir até 10 % na próxima semana. A informação foi dada pelo presidente do Sindicato de Transporte Escolar do Amazonas (Sindetesc), Silvânio Carvalho, em entrevista exclusiva ao Portal O Poder.
O dirigente destacou que será inevitável o reajuste nas parcelas do transporte escolar, com aumentos do preço do combustível. “Se os aumentos abusivos continuarem, o reajuste nas mensalidades dos alunos será inviável. O aumento do combustível vai impactar de 5% a 10% na próxima semana”, disse o presidente do Sindetesc ao Portal O Poder.
O valor do transporte escolar é baseado na distância e contratos com cada cliente. ”O valor dentro dos bairros varia de R$ 200 a R$ 250. Saindo de um bairro para o outro, o valor é maior devido ao consumo”, explicou Carvalho.
Aumento do Combustível
A Petrobras anunciou na quinta-feira, 10, o reajuste da gasolina e do diesel. Nesta sexta-feira, 11, os novos preços começaram a ser aplicados nos postos de combustíveis e a alta será de 18% para a gasolina e de quase 25% para o diesel.
Em nota, a empresa disse que, após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento.
“A redução na oferta global de produto, ocasionada pela restrição de acesso a derivados da Rússia, regularmente exportados para países do ocidente, faz com que seja necessária uma condição de equilíbrio econômico para que os agentes importadores tomem ação imediata, e obtenham sucesso na importação de produtos de forma a complementar o suprimento de combustíveis para o Brasil”, diz trecho da nota.
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins