Para conscientizar as pessoas sobre o respeito por todas as religiões, o Projeto de Lei nº 085/2022, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vai instituir a Semana do Combate à Intolerância Religiosa no Estado. A matéria é de autoria do deputado Fausto Júnior (MDB) e deve ser votada nas próximas semanas.
De acordo com o Projeto de Lei, o objetivo é integrar todas as religiões e credos, bem como conscientizar sobre o respeito à crença e fé dos cidadãos. A Semana do Combate à Intolerância Religiosa ocorrerá anualmente, na primeira semana do mês fevereiro, passando a integrar o calendário oficial do Estado. Como parte da programação do evento, devem ser realizadas palestras, debates, audiências públicas, além de campanhas publicitárias sobre o tema.
Fausto Júnior afirmou, em sua justificativa, que a intolerância religiosa representa, atualmente, um dos problemas mais delicados do País, na medida em que envolve uma série de fatores que criam e fortalecem situações de caos e violência decorrentes de divergência e/ou inconformismo com a consciência alheia. O indivíduo tenta impor a sua própria consciência e crença, afigurando-se em evidente absurdo desmotivado, inútil e ofensor à liberdade fundamental de cada pessoa.
“Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil, tem-se verificado um aumento de casos de discriminação e violência por motivo religioso. A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. 5º, inciso VI, preceitua que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”, afirmou.
Maiores religiões no Brasil
Católica Apostólica Romana
Os números: Aproximadamente 50% dos brasileiros declararam ser católicos em pesquisa realizada pelo Datafolha. A Igreja Católica Apostólica Romana é a denominação cristã com o maior número de membros no mundo.
Origem: A sede da Igreja Católica fica na Cidade do Vaticano é comandada pelo Papa, líder máximo da instituição e responsável por disseminar os dogmas da religião. O catolicismo foi trazido ao Brasil pela Ordem dos Jesuítas, durante a colonização. Os missionários catequizaram os índios e fundaram escolas, o que ajudou a espalhar a religião pelo país.
Evangélica
Os números: Cerca de 31% dos brasileiros disseram ser evangélicos na pesquisa.
Origem: O Evangelicalismo é uma designação generalista para as denominações cristãs surgidas após a Reforma Protestante. Embora essas denominações evangélicas tenham uma raiz comum, as subdivisões da religião conseguem ser bastante diferentes entre si. O evangelicalismo pode ser categorizado em três grupos: pentecostais e neopentecostais, evangélicos de missão, evangélicos não determinados.
Espíritas
Os números: Os Espíritas representam 3% da população brasileira, segundo a pesquisa, sendo que a comunidade espírita brasileira é a maior do mundo.
Origem: O Espiritismo foi a resposta de Allan Kardec à tentativa de unir a filosofia, a ciência e a religião, como forma de compreender o mundo material e metafísico.
Religiões Afro-Brasileiras
Os números: Segundo a pesquisa da Datafolha, 2% dos brasileiros são adeptos de religiões afro-brasileiras. As duas religiões afro-brasileiras com o maior número de adeptos no Brasil são a Umbanda e o Candomblé.
Origem: Durante o período da escravatura, o Brasil recebeu milhões de africanos de diferentes locais e etnias, que foram forçados a conviver, o que gerou uma mistura cultural, linguística e religiosa entre essas pessoas. Houve também uma tentativa de silenciamento da cultura daqueles negros por parte dos Senhores, como eram chamados os brancos escravocratas.
Por isso, as religiões afro-brasileiras, além de terem características de diferentes povos africanos, também têm um grande sincretismo religioso com o catolicismo, religião que era praticada pelos brancos.
Outras
De acordo com a pesquisa do Datafolha, 2% da população brasileira pratica outras religiões. Dentre elas, podemos destacar budismo, hinduísmo, islamismo e religiões esotéricas.
Ateu
Os ateus não acreditam que exista um Deus e, geralmente, têm uma visão voltada à ciência. De acordo com a pesquisa do Datafolha, 1% do povo brasileiro se considera ateu.
Judaica
Os números: De acordo com a pesquisa do Datafolha, 0,3% da população brasileira é judaica.
Origem: O judaísmo possui uma história de 3 mil anos de existência, sendo considerada a primeira religião monoteísta do mundo. Junto com o cristianismo e o islamismo, é uma das três grandes religiões abraâmicas, apesar de possuir o menor número de fiéis ao redor do mundo (cerca de 15 milhões).
O judaísmo teve início quando Abraão foi ordenado por Deus a abandonar as práticas politeístas e migrar para a terra prometida, Canaã. O neto de Abraão foi Jacó, que gerou 12 filhos considerados os fundadores das 12 tribos que constituíram o povo judeu.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins