A ausência do deputado federal Silas Câmara no evento de filiação do vice-presidente Hamilton Mourão fortalece os rumores de que o parlamentar esteja de saída do Republicanos. O vice-presidente da República foi filiado ao partido na noite dessa quarta-feira, 16, em Brasília. O deputado estadual João Luiz participou do evento.
Desautorizado a acompanhar o senador Eduardo Braga (MDB) durante as eleições estaduais deste ano, Silas Câmara evitou participar do maior evento do Republicanos. Como justificativa, o parlamentar afirmou que estava em viagem para o interior do Estado, onde já tinha uma agenda planejada.
Nos bastidores, a informação é de que o deputado federal ficou “chateado” com a decisão do presidente da Executiva Nacional da Legenda, Marcos Pereira, de desautorizar o deputado a caminhar com Braga.
Silas Câmara chegou até a declarar apoio do Republicanos para Braga nas eleições deste ano durante entrevista no último dia 8, mas, 12 horas depois, recuou e disse que o partido marcharia de forma independente, mas, que seu posicionamento pessoal seria que Braga era a “melhor opção”.
Vale lembrar que Silas participou de diversas viagens com o senador Eduardo Braga ao longo do ano passado. No entanto, o desenrolar dos apoios definidos pelo Republicanos Nacional para o Amazonas ficou ainda mais claro após o governador Wilson Lima (União Brasil) reunir com Marcos Pereira e o secretário da Fazenda de Roraima, Marcos Jorge.
Entre os assuntos da reunião esteve o apoio de Marcos Pereira, enquanto ministro da Indústria no Governo Temer (MDB), para a Zona Franca de Manaus. Mas, também conversaram sobre articulações e apoio político para a reeleição de Lima no Amazonas.
Confiante
Distante do comando Nacional do partido e questionado sobre a possibilidade de deixar a legenda no Amazonas, Silas confirmou que permanece na sigla. Sobre confiar e ter a confiança do partido para continuar no comando e nas tomadas de decisões no âmbito local, o deputado foi enfático e disse ter total confiança.
“Não saio do Republicanos. Confio e creio na confiança da direção no meu trabalho também”, disse Silas.
No entanto, existe a especulação de que Silas esteja perdendo forças para o colega de partido, o deputado estadual João Luiz, que segue em apoio ao governador Wilson Lima. A “quebra de braço” entre os políticos fica mais visível a cada dia e pode ficar mais forte com a proximidade das eleições.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Reprodução