fevereiro 22, 2026 04:53

Em Manaus, estabelecimentos comerciais deverão comunicar casos de violência

Os shoppings centers, lojas, supermercados e similares serão obrigados a comunicar aos órgãos de segurança a ocorrência ou indício de violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência, no interior destes estabelecimentos. É o que ordena o Projeto de Lei nº 353/21 aprovado nesta quarta-feira, 16, e encaminhado para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).

Conforme o PL, a comunicação deve ser feita de forma imediata para a ouvidoria ou por escrito, no prazo de 24 horas após o acontecimento ou conhecimento do fato. A denúncia deve conter informações que possibilitem identificar a possível vítima e o infrator (a). 

A vereadora Glória Carratte (PL), autora do projeto, explica que a violência não acontece apenas no ambiente doméstico. As diferentes formas de agressão podem acontecer em locais públicos também. 

“É dever do Poder Público e uma demanda da sociedade enfrentar, coibir, punir e erradicar todas as formas de violência contra o indivíduo, devendo esse ser um preceito fundamental de uma cidade que preze por uma sociedade justa e igualitária entre todos”, diz a vereadora em sua justificativa, ao explicar que a denúncia é uma ferramenta de combate à violência. 

Em caso de descumprimento, o estabelecimento está sujeito à advertência. Na primeira reincidência, será cobrada uma multa no valor de 20 Unidades Fiscais do Município (UFMs), que corresponde a R$ 2.543,40. Porém, se o estabelecimento continuar não comunicando casos de violências em seu interior, essa multa chegará ao valor de R$ 5.086,8. 

O Projeto de Lei está aqui.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!