janeiro 20, 2025 18:34

Manaus tem debate sobre sustentabilidade em evento com governadores

Durante três dias, Manaus será a sede da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou nesta quinta-feira, 17, na abertura do evento que acontece até sexta-feira, 18, o lançamento do programa Guardiões da Floresta e destacou que o Amazonas mantém 97% da sua vegetação florestal preservada. Lideranças de mais de dez países participam do evento no centro de convenções Vasco Vasques, na Zona Centro-Sul. Representantes de povos indígenas e 18 países participaram do evento.

Wilson Lima afirmou que os amazônidas têm os mesmos problemas sobre geração de alternativas econômicas para combater a pobreza. “Temos áreas de florestas e costumes diferentes, mas temos os mesmos problemas incomuns de combater a pobreza. A realização desse evento é simbólica por causa da pandemia e todo planeta passou a sofrer. Estamos no maior Estado do mundo com a com 97% da maior floresta do mundo preservada. Isso é um desafio e pagamos um preço alto para chegar até aqui. Isso é um esforço do povo que mora na Amazônia, que sabe a importância da floresta. Ninguém no mundo sabe preservar a floresta mais que nós que moramos na floresta”, enfatizou.

O governador destacou o lançamento do projeto Guardiões da Floresta, que pretende reunir esforços para estratégias de conservação da floresta. “Estamos lançando um projeto muito importante, o Guardiões da Floresta, o maior programa de pagamentos por serviços ambientais do planeta que vai beneficiar 26 mil famílias moradoras de reservas sustentáveis. “Teremos um documento importante para ser avaliado por técnicos, governadores e embaixadores, que é um plano estratégico para os próximos anos para as ONGs com interesse em ajudar a Amazônia”, destacou.

O documento será um acordo de parcerias para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Ainda durante o evento, foi exibido um vídeo em que o governador Wilson Lima faz uma apresentação do Amazonas, destacando a maior reserva de água doce do mundo e a maior biodiversidade do planeta em sua fauna e flora. O governador afirma que a nossa maior diversidade está na cultura, potencial turístico, na culinária exótica e no potencial econômico como o Polo Industrial de Manaus (PIM), um dos maiores parques industriais da América Latina. “Temos o promissor mercado do gás natural. O maior bem do Amazonas está na grandiosidade do nosso povo, o caboclo e maior interessado em manter a floresta em pé, com 97% de área preservada. Temos o desafio de levar água potável e melhorar a internet e novas fontes econômicas”, afirmou no vídeo.

Importância

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), falou da importância da região Amazônica para o Brasil e para o mundo. “O que importa é respeitar os direitos e olhar para quem está na ponta, que é a população. Precisamos estar juntos por um propósito e olhar para as pessoas e gerar empregos com a sustentabilidade. Vim reiterar o meu apoio, olhando para os povos indígenas e quem precisa de empregos. Finalizo para dizer a todos os governadores que juntos podemos fazer mais. Não há tempo de olharmos para o passado, temos que olhar para o futuro”, afirmou.

Na esteira do colega, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), também afirmou a importância da união dos governadores em prol da região. “Eu sou caboclo ribeirinho da Amazônia e me orgulho muito disso. O Amapá é um dos fundadores do GEF, que deveria ter acontecido em 2020 e 2021, e estamos em 2022 pelas razões desafiadoras para o mundo todo”, ressaltou.

O governador amapaense disse, ainda, que existe o compromisso mundial dos governadores pelo clima. “Temos 95% da nossa floresta preservada. Temos desmatamento ilegal zero, mas precisamos da agenda alternativa de desenvolvimento. Lançamos o plano da nova economia do Amapá focado nas cadeias produtivas regionais. Estamos hoje criando camarão da Amazônia com tecnologia dentro do rio, o manejo do açaí, do cacau e isso é positivo. Os maiores problemas, além dos ambientais, são de saúde é por falta de saneamento básico, o resíduo solido e a falta de água potável. Mas, nas próximas duas décadas vamos modernizar essas demandas”, prometeu.

Os governadores de Estados da Colômbia, Equador e México, Peru, da Indonésia, além de representantes dos Estados Unidos e Noruega, também estavam no evento.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Pleno do TRE-AM retorna nesta terça-feira, 21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) fará a abertura do ano judiciário do Pleno nesta terça-feira, 21, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!