setembro 9, 2025 03:43

Manaus tem debate sobre sustentabilidade em evento com governadores

Durante três dias, Manaus será a sede da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou nesta quinta-feira, 17, na abertura do evento que acontece até sexta-feira, 18, o lançamento do programa Guardiões da Floresta e destacou que o Amazonas mantém 97% da sua vegetação florestal preservada. Lideranças de mais de dez países participam do evento no centro de convenções Vasco Vasques, na Zona Centro-Sul. Representantes de povos indígenas e 18 países participaram do evento.

Wilson Lima afirmou que os amazônidas têm os mesmos problemas sobre geração de alternativas econômicas para combater a pobreza. “Temos áreas de florestas e costumes diferentes, mas temos os mesmos problemas incomuns de combater a pobreza. A realização desse evento é simbólica por causa da pandemia e todo planeta passou a sofrer. Estamos no maior Estado do mundo com a com 97% da maior floresta do mundo preservada. Isso é um desafio e pagamos um preço alto para chegar até aqui. Isso é um esforço do povo que mora na Amazônia, que sabe a importância da floresta. Ninguém no mundo sabe preservar a floresta mais que nós que moramos na floresta”, enfatizou.

O governador destacou o lançamento do projeto Guardiões da Floresta, que pretende reunir esforços para estratégias de conservação da floresta. “Estamos lançando um projeto muito importante, o Guardiões da Floresta, o maior programa de pagamentos por serviços ambientais do planeta que vai beneficiar 26 mil famílias moradoras de reservas sustentáveis. “Teremos um documento importante para ser avaliado por técnicos, governadores e embaixadores, que é um plano estratégico para os próximos anos para as ONGs com interesse em ajudar a Amazônia”, destacou.

O documento será um acordo de parcerias para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Ainda durante o evento, foi exibido um vídeo em que o governador Wilson Lima faz uma apresentação do Amazonas, destacando a maior reserva de água doce do mundo e a maior biodiversidade do planeta em sua fauna e flora. O governador afirma que a nossa maior diversidade está na cultura, potencial turístico, na culinária exótica e no potencial econômico como o Polo Industrial de Manaus (PIM), um dos maiores parques industriais da América Latina. “Temos o promissor mercado do gás natural. O maior bem do Amazonas está na grandiosidade do nosso povo, o caboclo e maior interessado em manter a floresta em pé, com 97% de área preservada. Temos o desafio de levar água potável e melhorar a internet e novas fontes econômicas”, afirmou no vídeo.

Importância

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), falou da importância da região Amazônica para o Brasil e para o mundo. “O que importa é respeitar os direitos e olhar para quem está na ponta, que é a população. Precisamos estar juntos por um propósito e olhar para as pessoas e gerar empregos com a sustentabilidade. Vim reiterar o meu apoio, olhando para os povos indígenas e quem precisa de empregos. Finalizo para dizer a todos os governadores que juntos podemos fazer mais. Não há tempo de olharmos para o passado, temos que olhar para o futuro”, afirmou.

Na esteira do colega, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), também afirmou a importância da união dos governadores em prol da região. “Eu sou caboclo ribeirinho da Amazônia e me orgulho muito disso. O Amapá é um dos fundadores do GEF, que deveria ter acontecido em 2020 e 2021, e estamos em 2022 pelas razões desafiadoras para o mundo todo”, ressaltou.

O governador amapaense disse, ainda, que existe o compromisso mundial dos governadores pelo clima. “Temos 95% da nossa floresta preservada. Temos desmatamento ilegal zero, mas precisamos da agenda alternativa de desenvolvimento. Lançamos o plano da nova economia do Amapá focado nas cadeias produtivas regionais. Estamos hoje criando camarão da Amazônia com tecnologia dentro do rio, o manejo do açaí, do cacau e isso é positivo. Os maiores problemas, além dos ambientais, são de saúde é por falta de saneamento básico, o resíduo solido e a falta de água potável. Mas, nas próximas duas décadas vamos modernizar essas demandas”, prometeu.

Os governadores de Estados da Colômbia, Equador e México, Peru, da Indonésia, além de representantes dos Estados Unidos e Noruega, também estavam no evento.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!