janeiro 19, 2025 17:51

Amazonas Energia é investigada por falha na prestação de serviço em comunidades indígenas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) converteu a Notícia de Fato 206.2021.000019 – 1ª PJ/TBT em Inquérito Civil (IC) para apurar possível falha na prestação do serviço de energia elétrica para a população das comunidades indígenas por parte da Empresa Amazonas Energia.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial do MPAM. O documento tem assinatura da promotora de Justiça Fabia Melo Barbosa de Oliveira.

No documento, Fabia Oliveira considerou que é função institucional do Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal, além de promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

“Considerando que o art. 27 da Resolução 006/2015 do CSMP, permite ao membro do Ministério Público instaurar Inquérito Civil, para apurar fato que possa autorizar a tutela dos interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos”, destacou Fabia Oliveira.

A promotora de Justiça ainda considerou o esgotamento do prazo legal da Notícia de Fato nº. 206.2021.000019, instaurada no âmbito desta Promotoria de Justiça, com o escopo de apurar o descaso na prestação do serviço de energia elétrica à população das comunidades indígenas.

“Considerando a necessidade de se buscar mais elementos de convicção acerca do presente fato, de forma que se possa deliberar sobre a propositura de ação penal e/ou cível”, apontou a promotora de Justiça.

Leia o documento:

Imagem: Reprodução/MPAM

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!