dezembro 29, 2025 17:09

David Reis ‘esconde’ lista de alunos da escola milionária da CMM

Um dos carros-chefes da gestão do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), é a EscolegisCMM. Um projeto de cursos preparatórios que custou quase R$ 6 milhões aos cofres da Casa Legislativa, mas, até o momento, o Parlamento não divulgou nenhuma lista de alunos.

Numa publicação feita nesta quinta-feira, 24, Reis se vangloria de seu projeto. A postagem foi feita para anunciar que uma nova rodada de cursos está com as matrículas abertas na plataforma. 

Com os novos cursos oferecidos, a CMM chega a 27 cursos gratuitos para o público externo. Os módulos são ministrados por intermédio da plataforma de Educação à Distância (EAD), lançada em dezembro do ano passado”, comemora o presidente. 

David Reis também anuncia que são 25 mil vagas disponíveis, porém, a lista com alunos ou de vagas por curso oferecido nunca foi publicada pela CMM. O Portal O Poder requisitou a lista de alunos aprovados para os cursos de fevereiro da Escolegis e não foi atendido. A lista também não é disponibilizada em nenhum local do site ou Portal da Transparência. A confirmação de inscrição é feita somente por e-mail com acesso à plataforma, sem a devida transparência exigida por Lei para serviços públicos. 

Na postagem, Reis declara que os cursos são gratuitos para o público externo, porém, no perfil da CMM do Flickr, site de arquivo de fotos, é possível ver alunos com os crachás verdes do Parlamento, indicando que o curso não é exclusivo para o público externo como também beneficia servidores.

A empresa vencedora do Pregão Presencial nº 018/2021 é a Istud Ltda inscrita no CNPJ nº 24.412.717/0001-09, de Boa Vista (RR). O estabelecimento é a responsável pela plataforma de ensino. Para fazer a EscolegisCMM, uma mudança na Resolução nº 049/2007 que torna o curso aberto ao público externo foi aprovada pelo Parlamento.  À época, Reis explicou que cada aluno iria custar R$ 19,60 para a Casa Legislativa. 

“A Câmara irá qualificar 300 mil manauaras. Inicialmente, serão 25 mil vagas de qualificação para 77 cursos disponibilizados de forma gratuita a partir do dia 6 de dezembro”, informou.

Porém, a prestação de contas da Casa fica só na oratória do presidente ou nas matérias jornalísticas do portal da CMM. 

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!