outubro 5, 2024 15:43

‘Kit Selfie’ tem equipamentos inferiores ao da licitação, denuncia vereador

O vereador Amom Mandel (sem partido) denunciou que os equipamentos distribuídos no “Kit Selfie” pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), são modelos inferiores ao previsto no Edital. A declaração foi feita no início da tarde desta terça-feira, 29, na Sessão Ordinária da Casa Legislativa. 

O parlamentar falou que fez uma carta direcionada aos demais vereadores. Mandel explicou que os recursos dos contribuintes são mal utilizados, principalmente, pelo Poder Legislativo Municipal, que foi motivo de reportagem negativa nacional. 

“Até agora, ninguém fez algo de impactante, decisivo e incisivo para impedir o mal uso que foi denunciado. Embora não seja ilegal é, com certeza, imoral. Eu me sinto extremamente desconfortável em fiscalizar o município e apontar os pontos que precisam melhorar quando nós não damos exemplo”, disse Mandel. 

Amom apresentou dados em que o preço de mercado e o preço indicado no Diário Oficial são divergentes. Além disso, os modelos das máquinas fotográficas são inferiores às que foram recebidas pelos parlamentares.  

“O modelo adquirido deveria ter sido o t7i, mas o modelo recebido por Vossas Excelências foi o SL3, um modelo inferior. O microfone de lapela que deveria ter sido adquirido é um modelo da Sony, o que chegou foi o modelo de outra marca, aparentemente, inferior. A mochila não custava mais de R$ 500 como no Diário Oficial, mas também chegam, no máximo, aos R$ 200”, informou Amom Mandel.  

Falta de informações

Amom Mandel é Ouvidor Geral da Câmara Municipal de Manaus, porém, denunciou que seu trabalho na Mesa Diretora está sendo prejudicado porque os próprios setores da Casa Legislativa não atendem aos seus pedidos de fornecer informações. O parlamentar contou que protocolou 3 ofícios internos que não foram atendidos pela presidência do Parlamento Municipal. 

“Eu sou responsável pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e pela Transparência da CMM até certo ponto. E eu não tive acesso aos dados detalhados da licitação. Isso é um absurdo. Será que estão escondendo algo? Por qual motivo não me dão acesso a algo que deveria ser público? Essa é a impressão”, reclamou Amom. 

Mandel disse que setores como a Comissão de Licitação e a Diretoria Geral da Casa Legislativa não forneceram as informações para ele, embora as tivessem, e ficaram “jogando” uns para os outros. O vereador pediu acesso à publicação. 

Indução ao erro?

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) levantou a dúvida se o presidente da Casa Legislativa, David Reis, pode ter sido induzido ao erro. Já Jander Lobato (PTB) falou que, se for induzido ao erro, não compactua com a licitação. 

Kennedy Marques (PMN) disse que devolveu o kit selfie e que deixou na Casa para, caso alguém assuma seu lugar, possa utilizar os aparelhos. William Alemão (Cidadania) falou que também devolveu o kit, fez sua pesquisa e notou os valores diferentes. 

Justiça

Mais uma vez a dobradinha Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC) se repetirá. Guedes informou que ambos estarão fazendo uma Representação nos órgãos de controle sobre a situação. 

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Advogado de Wanderlan Sampaio diz que decisão que invalida votos na urna é injusta

Por meio de vídeo divulgado pelas redes sociais, o advogado José Fernandes Júnior, representante legal do candidato à prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!