Apenas quatro deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participam neste momento da sessão ordinária nesta terça-feira, 12. O plenário esvaziado demonstra que, em ano eleitoral, a tendência é que a participação dos parlamentares seja cada vez mais rara nas sessões plenárias.
Durante o seu pronunciamento na tribuna da Casa, o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) cobrou a presença dos colegas e citou que, com ele, outros três parlamentares (Adjuto Afonso, Wilker Barreto e Sinésio Campos) estavam na Casa Legislativa. A ausência de boa parte dos deputados foi considerada como vergonha por Dermilson, além de ser contra o Regimento Interno, que determina quórum mínimo de cinco deputados para ter sessão.
“Só tem três deputados. Não era nem para estar aberto o parlamento. O Regimento Interno diz que tem que ter cinco, ao menos para justificar o salário que o povo está pagando a todos nós. Deputado Sinésio Campos entrou agora e temos quatro deputados e falta mais um. Espero que o presidente Roberto Cidade entenda a importância da presença dos deputados”, alfinetou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo