A falta de pescado para a população de Manaus pode estar relacionada ao desvio de peixes envolvendo deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O tema foi abordado nesta quarta-feira, 13, pelo deputado Wilker Barreto (Cidadania), que ameaçou denunciar o caso ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
Wilker Barreto não citou o nome de nenhum parlamentar no momento em que usava a tribuna da Aleam, mas afirmou que vai acionar a Comissão de Ética e o MPAM.
“Agravado por denúncias jornalísticas, enquanto o povo estava sem pescado, deputados estaduais distribuíam peixes que eram para a população. A matéria é pública e eu estou encaminhando formalmente a denúncia ao Conselho de Ética desta Casa e vou encaminhar também para o Ministério Público do Amazonas. É muito grave é o uso sem freio, sem pudor da máquina pública”, alfinetou.
Sem cédulas
O parlamentar também falou sobre a falta de cédulas de identidade no Amazonas e denunciou que, atualmente, para se ter acesso ao documento é necessário efetuar pedido para deputadas. O deputado, no entanto, não citou nomes.
“Hoje, no Amazonas, para receber carteira de identidade tem que pedir autorização de deputada. Estou formalizando um requerimento nesta Casa solicitando informações à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc) sobre os últimos 12 meses de mutirão e seus respectivos beneficiados. A máquina pública pertence ao povo”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins