setembro 7, 2024 21:05

Vereadores batem boca durante votação de honraria para Sabá Reis

Os vereadores Amom Mandel (Cidadania) e Lissandro Breval (Avante) bateram boca durante a votação do projeto de Decreto Legislativo nº 10/2022, que concede a Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao ex-titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) Sabá Reis (Avante). 

Mandel disse que aprovaria a honraria, mas estava preocupado com o fato de concedê-la durante o ano de eleição. “De fato, Sabá Reis merece reconhecimento. Não acredito que a concessão de uma medalha seja adequada nesse momento. Acredito que sejam artigos políticos eleitorais para beneficiar o candidato. Eu sou contra essa visão”, posicionou-se. 

Por causa disso, o parlamentar sofreu várias críticas de vereadores da base, como Marcel Alexandre (Avante), Fransuá Matos (PV), Dr. Eduardo Assis (Avante), Professora Jacqueline (UB), Everton Assis (UB), Mitoso (PTB) e do autor do projeto, Lissandro Breval, que é colega de partido de Sabá Reis. 

“Não houve, em momento algum, algo eleitoreiro. Houve homenagem a um homem público que já teve sete mandatos e que, à frente da Semulsp, mudou a cara da cidade. Eleitoreiro é você assinar a homenagem e fazer esse tipo de discurso aqui”, criticou Breval. “Estou aqui para esclarecer qualquer dúvida do vereador Amom, respeito enquanto vereador, jamais vou questionar o discurso dele. É preciso ter coerência e seriedade nas palavras”, completou. 

Mandel não gostou da crítica, pediu o direito de resposta e comentou que se sentiu ofendido. Breval defendeu-se ao falar que não tinha ofendido ninguém, erguendo os braços, e repetiu o gesto durante a fala do colega de Parlamento. 

“Vereador, quem tem que se sentir ofendido sou eu. Por gentileza, respeite a minha fala e não interrompa. Mais cedo o vereador Lissandro Breval falou que é preciso ter coerência e seriedade quando se referiu a mim. Portanto, eu exerço os direitos expressos na Constituição Federal para dizer que o vereador tome muito cuidado e lave a boca antes de falar esse tipo de coisa ao se referir a minha pessoa. Vereador, sem tumulto, não interrompa, não tem que ter medo de ninguém”, disse Mandel, enquanto era possível ouvir Breval falando. 

Os parlamentares continuaram discutindo. “Vereadores, por favor, vamos manter o decoro. Não vamos bater boca aqui, por favor”, pediu Caio André (PSC), que estava presidindo a Sessão. 

Após ter a palavra assegurada, Mandel defendeu sua tese de que Sabá Reis merece ter a medalha, porém que não acha que é o momento adequado por ser ano período eleitoral. “Vereador, me respeite, lave a boca antes e falar de mim dessa forma, e não interrompa os pronunciamentos como fez anteriormente. Cumpra seu papel como parlamentar porque estou cumprindo o meu. Respeite minhas opiniões”, disse Mandel diretamente para Breval. 

Mesmo com o posicionamento de Amom Mandel, os vereadores promulgaram a honraria. 

 

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!