Das sessões ordinárias em fevereiro e março na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Casa, David Reis (Avante), não compareceu em dez. O número representa quase metade de sessões do primeiro bimestre do trabalho legislativo. No entanto, a frequência do parlamentar no Portal da Transparência é de 100%.
O Portal O Poder fez um levantamento sobre a frequência de Reis durante as 23 Sessões Ordinárias da CMM, sendo uma compensatória por conta do feriado de Quarta-feira de Cinzas (2 de março). Em fevereiro, foram quatro faltas. Em março, o número aumentou para seis.
Porém, em consulta ao Portal de Transparência do Parlamento, a frequência de Reis de fevereiro e março é de 100%. Isso porque as sessões ainda eram híbridas, sem marcação de presença no painel, portanto, qualquer parlamentar poderia participar de qualquer lugar, desde que tivesse uma conexão. A CMM não fornecia a lista de parlamentares presentes tanto online quanto presencialmente nas sessões híbridas.
Em algumas sessões, o 1º vice-presidente da Casa Legislativa, Wallace Oliveira (Pros), chegou a comentar que David Reis estava acompanhando a sessão de forma remota. A CMM chegou a explicar para O Poder que o sistema híbrido não atrapalhava os trabalhos parlamentares.
As sessões foram retomadas em 2 de fevereiro com a leitura da Mensagem Governamental do prefeito David Almeida (Avante). Por ser uma solenidade, Reis estava presente. Contando com essa, ao longo das dez sessões de fevereiro, Reis ficou integralmente, do início ao fim, apenas em três. Em março, o presidente só ficou em uma sessão.
Quem acompanha o cotidiano da Casa Legislativa nota que o presidente, assim como outros vereadores, marca presença e depois some do plenário. Em oito sessões, Reis aparece apenas para começar os trabalhos dos Expedientes e some da transmissão. Em fevereiro, o presidente fez isso em três sessões, mas o número aumentou em março com cinco sessões.
Até a publicação desta matéria, a CMM não respondeu se David Reis estava online nas dez sessões ou se estava cumprindo agenda.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins