O presidente Jair Bolsonaro (PL) pode participar de reunião com o governador Wilson Lima (União Brasil), nesta quarta-feira, 27, sobre a polêmica redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). A diminuição pode prejudicar a competitividade dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Wilson Lima está cumprindo agenda em Brasília para participar de reunião com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O governador deve aproveitar para tentar convencer o presidente a não incluir os produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM) na redução de 25% do IPI, que pode afetar mais de 100 mil empregos no Distrito Industrial.
Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não cumpriram a promessa feita ao governador do Amazonas durante o último encontro, quando afirmaram que não colocariam no decreto de redução do IPI os produtos da Zona Franca.
No último dia 15, foi publicada edição extra do decreto de redução do IPI, mas a exclusão dos produtos fabricados na ZFM não foi citada na medida.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder