O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), escolheu o parlamentar que irá defender a Zona Franca de Manaus (ZFM), em Brasília (DF). O líder do partido de Reis no Parlamento Municipal, Lissandro Breval (Avante), irá representar a Casa Legislativa em uma reunião que ocorrerá nesta quarta-feira, 11, na Câmara dos Deputados.
Nas Sessões do Parlamento Municipal, Breval tem defendido a ZFM e feito críticas às decisões do Governo Federal. O vereador é presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (Cfeo).
Além de conceder passagens aéreas e duas diárias, David Reis determinou que o parlamentar faça um relatório da viagem após o retorno para Manaus. Apesar de ser uma exigência, tais relatórios não estão disponíveis no Portal da Transparência da Casa Legislativa.
A CMM divulga, posteriormente e por mês, quanto foi concedido aos vereadores em diárias, porém, os preços das passagens não são publicados. O Portal O Poder fez o levantamento do trecho Manaus-Brasília-Manaus em um site especializado em vendas de passagens aéreas, partindo desta terça, 10, e voltando ainda na quarta-feira, 11. Os preços variam entre R$ 3.907 e R$ 6.261.
Desde a publicação do primeiro Decreto presidencial diminuindo as alíquotas do IPI e prejudicando diretamente a ZFM, o assunto tem sido um dos mais abordados pelos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM