Em pleno ano eleitoral, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), numa demonstração de “lobby político”, aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira, 11, o Projeto de Resolução nº 30/2022, que concede a Medalha Ruy Araújo, ao ex-secretário Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis (Avante).
Sebastião da Silva Reis, que também é ex-deputado, pode ser indicado pelo prefeito David Almeida (Avante) a candidato a vice-governador na chapa do governador Wilson Lima. A matéria é de autoria do deputado Sinésio Campos (PT).
A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, que foi instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa nº 105/81. A comenda homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para a população do Amazonas.
Durante a votação, vários deputados se manifestaram elogiando Sabá Reis pela sua atuação à frente da Semulsp e pelos mandatos na Aleam. Dermilson Chagas (Republicanos) parabenizou a proposta feita pelo colega Sinésio Campos ao ex-deputado pela “justa homenagem”, pelo trabalho do ex-secretário municipal junto ao prefeito de Manaus, David Almeida. “O Sabá Reis tem nove mandatos uma pessoa amiga e calma e merece essa honraria”, afirmou.
Na esteira do colega, Belarmino Lins (PP) destacou a honraria. “Um parlamentar dinâmico e ativo. Como homem público, ele deu show na limpeza púbica e já se percebe as mudanças antes e depois do Sabá Reis na limpeza publica”, destacou.
Já a deputada Alessandra Campelo (PSC) relembrou os embates políticos travados na época em que Sabá Reis era parlamentar. “Tínhamos muitos embates políticos em alto nível, mas nunca perdemos a amizade. Sabá sempre foi ordeiro com todos nós. Mais do que merecido a homenagem”, ressaltou.
O autor da propositura, Sinésio Campos afirmou que estava feliz por ver as demonstrações de apoio dos deputados que subscreveram a matéria. “Fico feliz como autor da propositura aprovada com a maioria dos deputados dessa casa”, justificou.
Ainda demonstraram apoio a Sabá Reis subscrevendo a matéria os deputados Cabo Maciel (PL), Tony Medeiros (PL), Joana Darc (União Brasil), Dr. Gomes (PSC), Serafim Corrêa (PSB), Roberto Cidade (União Brasil) e Fausto Júnior (União Brasil).
Durante a Ordem do Dia foram aprovadas 23 matérias, entre Projetos de Lei, mensagens governamentais e projetos de resolução. O PL nº 705/22021, de autoria dos deputados Therezinha Ruiz (PL) e Roberto Cidade, que institui a Semana Estadual de Orientação Profissional para alunos regularmente matriculados no ensino médio em todas as unidades de ensino estadual e privado, localizadas no Estado do Amazonas também foi aprovado.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder