O aumento dos crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Manaus foi o tema do discurso do deputado Sinésio Campos (PT), nesta quarta-feira, 18, durante o pequeno expediente na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Neste dia 18 é celebrado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O parlamentar cobrou mais rigor nas leis contra os pedófilos. “Trago esse tema que passa despercebido, mas acontece em muitos lares. Temos dados alarmantes da exploração sexual de crianças e adolescentes e mais de 1,5 mil casos de exploração de crianças aconteceram somente em Manaus no período de um ano. Lugar de pedófilo é na cadeia e comigo não tem vez”, alfinetou.
Sinésio afirmou, ainda, que a falta de fiscalização nos locais de saídas de Manaus, citando a rodoviária e o porto de Manaus, tem facilitado o desaparecimento de crianças e adolescentes. “Não dá pra deixar barato. Esse é um tema que todos temos que falar. O desaparecimento de crianças é preocupante e 76% da rota de fuga de pessoas é na região Norte. Não sabemos o que entra e sai no Roadway, que não tem controle. Vou continuar cobrando a rodoviária porque daqui que sai ônibus para a Venezuela e Caribe e para outros Estados da Amazônia, além dos municípios da Região Metropolitana”, ressaltou.
Na esteira do colega, Felipe Souza (Patriota) falou sobre o abuso sexual infantil. “Essa lei é de minha autoria, que fixa o dia 18 de maio para que se possa combater com mais força, junto com toda a sociedade, os crimes sexuais as nossas crianças”, afirmou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder