abril 4, 2025 04:34

Deputado critica decisão de juiz que autorizou instalação de novos medidores da Amazonas Energia

A decisão do juiz Manuel Amaro de Lima em revogar a proibição de instalação dos novos medidores da Amazonas Energia foi questionada nesta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos  (PT) considerou precipitada a decisão do magistrado.

“Com essa decisão, a concessionária está autorizada a continuar a instalação dos novos medidores. É bom que se diga que a Amazonas Energia colocou o medidor aéreo no Parque Dez e parte da Cidade Nova mesmo após laudo pericial identificar aparelhos com irregularidades no consumo de energia. É bom que se diga que são 13 mil medidores e a empresa quer instalar esses aéreos vergonhosos existentes na periferia da África e numa favela do Rio de Janeiro, que alegam que não podem fazer a leitura. O Ipem estava analisando tecnicamente e a sociedade foi para as ruas dizer não aos medidores”, alfinetou.

O presidente da CPI afirmou, ainda, que a Amazonas Energia tem que investir em tecnologia e que a concessionária não respeita as leis estaduais e a Aneel. “Essa decisão foi precipitada e vou além, essa empresa vai gastar R$ 150 milhões nos novos medidores. Verifiquei que essa empresa faz ‘gato’ e eu tenho os laudos. Essa empresa diz que estará aguardando os desdobramentos da CPI e esse parlamento não vai aceitar esse desserviço. Tenho até o dia 24 para entregar o relatório com farta documentação de irregularidades que essa empresa comete contra a população. Vou convidar a Defensoria Publica, que tem uma ação contra esses medidores. A CPI conta com o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública e toda a sociedade. Essa decisão do juiz foi precipitada e dever ser analisada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Roberto Cidade abre o V Feclam nesta quinta-feira, 3

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União) abriu o “V Fórum Estadual das Casas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!