novembro 24, 2024 10:27

CPI da Amazonas Energia entrega documentos das investigações para elaborar relatório final

A CPI da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entregou nesta terça-feira, 24, todos os documentos obtidos nas investigações ao relator Carlinhos Bessa (PV), que tem até o próximo dia 30 para apresentar o relatório final. A solenidade de entrega dos documentos ocorreu no auditório Cônego Walter, na Aleam.

Na avaliação do deputado Fausto Júnior (União Brasil), que é um dos membros da comissão, o deputado Carlinhos Bessa fará um relatório muito contundente. “A CPI tem um prazo e está nos seus momentos finais, mas o trabalho vai continuar por meio dos órgãos de controle e do Ipem, que vai servir para não se ter uma opinião monocrática da própria  empresa Amazonas Energia. Estamos abrindo para a população um espaço para se defender, e esse é o maior legado da CPI. Existia um cenário antes de defesa do consumidor e existe um outro cenário agora”, afirmou.

O relator da Comissão, Carlinhos Bessa, afirmou que sabe da sua responsabilidade pois têm muitas informações para avaliar e o prazo é pequeno. “Essa CPI já teve grande lucros para a sociedade. Já temos leis para a sociedade e consumidores, mas a lei que proíbe a vistoria dos medidores sem comunicação aos consumidores trouxe segurança. Temos, ainda, outras leis para serem lançadas depois da entrega do relatório. É uma responsabilidade grande trazer o relatório de uma CPI, mas serei bem técnico no que vou fazer. Serei técnico e responsável. Tudo que foi construído aqui ainda é pouco e a sociedade do Amazonas terá a proteção dessa Casa. Precisamos cobrar da Amazonas Energia os investimentos”, ressaltou.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), relembrou que todos os 24 deputados assinaram a CPI da Amazonas Energia. “Quero ressaltar o grande trabalho que o presidente da CPI, Sinésio Campos, fez. Aqui estão todos os documentos feitos em vários municípios da região metropolitana de Manaus e em vários bairros da cidade. Agora, o relator vai apresentar o relatório final que, se for aprovado, será entregue aos órgãos de controle. Com certeza a população do Amazonas vai saber retribuir o trabalho que a Assembleia deu. Vamos dar uma resposta a esse descaso que a Amazonas Energia tem feito com o povo do Amazonas”, afirmou.

No final da reunião, Sinésio Campos (PT) falou sobre os 57 medidores vistoriados pelo Ipem que apresentaram irregularidades. “Esses 57 medidores são uma amostra de 13 mil que foram instalados. “Aqui está a prova testemunhal do gato”, alfinetou, ao entregar os documentos ao relator.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Augusto Costa

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!