julho 6, 2024 08:22

Refinaria é multada em R$ 50 mil por aterro de igarapé

spot_img

O Instituição de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multa de R$ 50 mil para os responsáveis pelo aterro de um igarapé dentro da Refinaria Isaac Sabbá (Reman). A refinaria foi comprada pelo grupo Atem.

De acordo com o Ipaam, entre as irregularidades encontradas está a instalação, sem autorização de órgão ambiental competente, de estrutura de contenção com uso de sacos de areia no leito do corpo hídrico existente no local, causando intervenção no seu leito regular.

Na semana passada, o Ipaam informou ao Portal O Poder que recebeu a denúncia e verificou in loco a situação. “Lá, os procedimentos administrativos foram tomados, a área foi embargada e a empresa multada pelo órgão”, relatou o órgão.

A denúncia foi feita pelo Sindipetro, que entendeu que o aterramento de igarapé causa dano ao meio ambiente, com prejuízo para a fauna. “Por ser um igarapé localizado dentro da refinaria, o Sindipetro ofereceu denúncia a órgãos ambientais responsáveis e manifestou representação no Ministério Público do Amazonas (MPAM), Ministério Público Federal no Amazonas (MPF), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)”, disse o sindicato.

As representações foram protocolizadas no último dia 27 e denunciam a conduta da gestão da Petrobras em aterrar o igarapé, além de solicitar investigação de potencial crime ambiental.

Apuração

O Ministério Público do Amazonas informou que está apurando informações sobre o caso em questão e irá responder as informações assim que obtiver retorno do setor responsável.

 

 

 

Da redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Inauguração de nova subseção da OAB realiza sonho para advogados de Itacoatiara

“Hoje o presidente Jean Cleuter está realizando um sonho de todos os advogados da Itacoatiara. Sempre foi um sonho...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!