A instalação dos novos medidores da Amazonas Energia foi criticada na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus desta segunda-feira, 6. Sassá da Construção Civil (PT) elogiou que os moradores do bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, estejam rejeitando a instalação do equipamento.
O vereador Caio André (PSC) lamentou que a concessionária ainda não entendeu que os novos contadores sofreram uma rejeição tanto da população quanto a do Poder Público. “A Amazonas Energia está desde o início da manhã no bairro Alvorada tentando instalar novamente aqueles ‘malditos’ contadores aéreos. A população da cidade de Manaus já os rejeitou. Somente a empresa não entendeu que não queremos esse tipo de contador. Isso é uma concessão. Que ela encontre outro meio de evitar ligações clandestinas e se está havendo o famigerado ‘gato’. A própria empresa já admitiu que o maior prejuízo está nos condomínios de luxo e nas empresas privadas”, disse o vereador.
O parlamentar ressaltou que já é a terceira vez que uma comunidade se levanta contra a instalação e comentou a poluição visual que o novo aparelho gera para a capital amazonense. “Há uma clara poluição visual com esses contadores. Como é que numa rua, como a do Parque 10, que são praticamente vielas, coloca-se esse tipo de equipamento? Eles praticamente se encontram nos céus de Manaus”, relatou.
“Nós podemos atacar esse tipo de poluição visual por meio do nosso Plano Diretor que evite e proíba, de uma vez por todas, que essa concessionária continue este tipo de serviço”, concluiu.
Caio André pediu para que os demais vereadores se reúnam com ele para encontrarem dentro do Plano Diretor do Município uma forma de coibir o ato, uma vez que eles não podem legislar sobre a Energia. “Na reforma do nosso Plano Diretor, quando apresentarmos emendas e modificações, vamos proibir aquilo que nossa população já rechaçou”, pediu o parlamentar.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação