fevereiro 22, 2026 07:56

Azul, Anac e Procon são notificados por aumento abusivo de preço das passagens para Parintins

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) encaminhou notificação à Azul Linhas Aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) para audiência que vai discutir o aumento do preço das passagens aéreas durante o Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A informação consta em publicação feita pelo órgão ministerial no Diário Eletrônico da última sexta-feira, 10. O documento trata-se da instauração do Inquérito Civil (IC) nº 06.2022.00000420-1, que investiga notícia de possível aumento abusivo nos preços das passagens aéreas para Parintins no período do Festival Folclórico.

De acordo com o promotor de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz, o aumento abusivo teria sido trazido ao órgão de controle a partir da reclamação do consumidor, informando sobre notícia de possível aumento nos preços das passagens aéreas para Parintins no período do Festival Folclórico, tendo por reclamado Azul Linhas Aéreas Brasileira S/A.

“O Ministério Público tem o poder-dever de ajuizar ação civil pública para o ressarcimento de danos aos consumidores, inclusive dano coletivo”, disse o promotor de Justiça.

Conforme o promotor, o Inquérito Civil é procedimento investigatório, instaurado e presidido pelo Ministério Público, destinado a apurar a ocorrência de fatos que digam respeito ou acarretem danos efetivos ou potenciais a interesses que lhe caiba defender, servindo como preparação para o exercício das atribuições inerentes às suas funções institucionais.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!