O concurso público para a Guarda Municipal de Manaus foi um dos assuntos abordados na tribuna popular em homenagem aos 73 anos do órgão. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Conforme o secretário executivo municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Marcos Brandão, o edital para o certame deve ser lançado ainda este ano.
O documento está diretamente condicionado ao plano de carreira, cargos e salários, ainda em fase de produção. “O prefeito David Almeida (Avante) já sinalizou para que façamos um edital até o fim do ano para contratarmos 200 guardas municipais. Esse concurso depende de um plano de cargos, carreira e remuneração que nós, Poder Executivo, estamos contando com o Poder Legislativo para aprovação. Então, há uma vontade política de fazer o concurso público para inclusão no ano que vem, após formação”, explicou o gestor.
Brandão informou que uma equipe da Semseg foi formada para elaborar uma minuta de Projeto de Lei sobre o plano de cargos, carreira e remuneração. O próximo passo é discutir com os técnicos de diferentes áreas da administração do governo para os recursos. “Estamos fazendo uma minuta bem enxuta com a participação de alguns guardas municipais. Já está bem avançado”, comemorou o Coronel Marcos Brandão.
Após essa etapa, a equipe da Semseg deve se reunir com o prefeito para as últimas possíveis alterações e, posteriormente, envio do Projeto de Lei junto com a Mensagem Governamental para a Casa Legislativa Municipal. Somente após a aprovação dos vereadores e devida sanção que o concurso público poderá ser realizado.
“Aprovado o plano de carreiras, salário e remuneração, vamos para o concurso público para termos um quantitativo mais eficiente e eficaz no próximo ano para cumprir as demandas necessárias que a guarda recebe”, finalizou o Secretário Executivo.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação