novembro 24, 2024 07:07

Problemas técnicos, protesto e ausência de vereadores marcam sessões da CMM nesta segunda

A Sessão ordinária e a extraordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira, 27, foram marcadas pela ausência dos vereadores no plenário Adriano Jorge e por erros no sistema da Casa Legislativa. O presidente da Sessão, Wallace Oliveira (Pros), confirmou que alguns terminais para registro de presença não estavam funcionando. Amom Mandel (Cidadania) relatou que o seu microfone era o único a não funcionar após fazer denúncia contra a Mesa Diretora. 

De acordo com a explicação de Oliveira, na última quarta-feira, 22, a Casa Legislativa teve um problema técnico no equipamento gerenciador. Porém, já estava resolvido. “Nós estamos tentando otimizar todas as ações. A informação técnica que obtive é que tivemos um problema no equipamento gerenciador na hora de colocar algumas informações. Os terminais estão em manutenção”, explicou. 

Mesmo com a instabilidade, Wallace Oliveira teve que fazer recomposição de quórum porque os vereadores não estavam presentes no plenário Adriano Jorge para a votação dos Projetos de Lei e nem atenderam seu pedido de retorno ao plenário. Nem mesmo o presidente da CMM, David Reis (Avante), apareceu no local. 

A ausência também se repetiu na Sessão Extraordinária, no início da tarde desta segunda, para discutir os pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Economia e Orçamento ao Projeto de Lei nº 173/2022, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023. Esse é um dos projetos mais importantes do orçamento municipal. 

“Acho lamentável a votação dos pareceres da LDO contar apenas com 23 presentes. Todos foram convocados antes na Sessão anterior. Acho que demonstrar interesse pela discussão da LDO é demonstrar interesse por Manaus”, criticou Amom Mandel. 

Os pareceres favoráveis das comissões foram aprovados e a LDO deve voltar à pauta de votação após o término do prazo de apresentação de emendas. 

Protesto

Em protesto pacífico, três categorias estavam presentes na CMM nesta segunda. Os professores do Cadastro de Reserva do concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os efetivos da Casa Legislativa tiveram suas demandas ouvidas pelos vereadores.

 

  

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!