fevereiro 22, 2026 09:06

Acompanhantes de PCDs, idosos, gestantes e obesos terão prioridade em atendimento no AM

Os acompanhantes de Pessoas Com Deficiência (PCDs), idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos também terão prioridade no atendimento preferencial no Amazonas. É o que determina o Projeto de Lei nº 307/2022, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A matéria é de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV) que afirmou que a Lei de Atendimento Presencial representa importante marco para a efetivação do respeito à dignidade da pessoa humana, ao conferir prioridade de atendimento às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, às lactantes, às pessoas com crianças de colo e aos obesos.

“Existe um vácuo legal, vez que os acompanhantes dessas pessoas não são estendidos à prioridade, fato que por inúmeras vezes inviabiliza a real concretização do direito previsto na legislação. Isso porque chama atenção a incômoda situação que ocorre no dia-a-dia, notadamente em restaurantes, teatros, museus, etc., onde o titular do atendimento prioritário se vê obrigado a se separar de seus familiares ou amigos para exercer o seu direito, fato que pode, inclusive, macular a finalidade daquela experiência”, ressaltou.

Na avaliação do parlamentar,  bastaria o bom senso para compreender que o atendimento preferencial deva ser estendido àqueles que estejam acompanhando o titular da preferência.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!