fevereiro 22, 2026 09:06

Preço dos combustíveis após redução do ICMS deve ser fiscalizado, dizem vereadores

O anúncio da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, comunicações, gás natural e energia elétrica feito pelo governador Wilson Lima (UB) nesta segunda-feira, 4, teve repercussão no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Isso deve impactar no preço final dos combustíveis e devo falar aqui, da gasolina, em R$ 0,70, em R$ 0,80, dependendo do preço que sai da Petrobras. Obviamente que essa medida é fundamental para reduzir o impacto no custo dos combustíveis no dia a dia do cidadão e no custo de vida dos brasileiros, mas isso precisa chegar nas bombas”, comentou o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos).

O parlamentar alertou para a necessidade do benefício chegar ao cidadão e da fiscalização para garantir esse direito. Para Guedes, a ação deve ser contínua como forma de evitar aumento do preço dos combustíveis por outras variáveis que não sejam relacionadas, direta ou indiretamente, ao imposto. 

“O Amazonas é o 20º Estado a anunciar a redução da alíquota. Não podemos aceitar que a redução seja engolida na ponta (venda e distribuição). Deve haver uma fiscalização intensa”, disse Guedes ao afirmar que irá fazer algumas fiscalizações por iniciativa própria.

Já Diego Afonso (UB) comemorou citando a Indicação que fez em 2019. Para o vereador, não havia dúvidas de que o governador iria diminuir a alíquota do ICMS. Contrariando a fala de Guedes, ele também disse que os preços reduzidos já estão sendo cobrados nas bombas de combustíveis. 

“Hoje, é perceptível a redução pela revenda. É importante porque nós anunciamos o aumento da Petrobras durante a pandemia. O aumento foi feito de uma maneira equivocada e demonstrada, por exemplo, pela troca de presidência por quatro vezes. É uma política equivocada que o próprio presidente não concorda. A gasolina está mais barata que o diesel, é dessa forma grandiosa que realmente enfrentamos problemas. A cadeia econômica vai sentir e com toda certeza o produto final vai reduzir. Esse é um trabalho que tem que ser acompanhado pelos consumidores e por esta Casa”, discursou. 

Anúncio

O governador Wilson Lima anunciou na manhã desta segunda-feira, 4, a redução do ICMS dos combustíveis de 25% para 18%.  A alíquota das comunicações, do gás natural e da energia elétrica também foi reduzida para 18%.

“Estamos fazendo nossa parte e esperamos que essa redução chegue, de fato, aos consumidores”, escreveu Lima. 

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: José Cruz/Agência Brasil 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!