O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), por meio do conselheiro Júlio Pinheiro, emitiu parecer pela reprovação de contas do ex-prefeito Jucimar Veloso, o Papi (PSC), candidato a deputado estadual do prefeito de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus), Nicson Marreira (PTB).
Em parecer votado pelo pleno de contas nesta terça-feira, 13, o conselheiro pede que a Câmara Municipal de Tefé (CMT) reprove as contas do ex-prefeito referentes à gestão de 2012.
A decisão é do conselheiro Júlio Pinheiro, que já foi secretário do senador Eduardo Braga (MDB). Vale lembrar que o ex-prefeito de Tefé saiu do MDB para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelo PSC, ex-partido do atual governador do Estado, Wilson Lima (UB).
Em parecer inicial, o Ministério Público de Contas (MPC) opinou no sentido de parecer prévio desaprovando as contas, que sejam julgadas irregulares, aplicação de multa, imputação de glosa no valor de R$ 108.897.017,70.
O conselheiro-relator à época, Raimundo Michiles, considerando ausentes alguns elementos na análise, emitiu Despacho às fls. 29025/29028, solicitando informações da Dicami (órgão do TCE) e determinando a notificação pessoal do gestor, a fim de conceder prazo de 30 dias para apresentar justificativas ou recolher o débito de R$ 82.169.101,76.
Ao analisar o mérito do processo, o conselheiro emitiu parecer pela reprovação das contas do ex-prefeito. “Emitir Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal a rejeição das contas do Sr. Jucimar de Oliveira Veloso, responsável pela Prefeitura Municipal de Tefé, exercício 2012, por irregularidades insanáveis que configuram atos de improbidade administrativa”, disse.
Leia o documento na íntegra aqui.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação