fevereiro 21, 2026 22:53

Caso ‘Romano’: Justiça de RR determina novas buscas para localizar o ex-deputado Jalser

Roraima – Em decisão proferida nessa terça-feira, 19, o juiz Cláudio Roberto Barbosa de Araújo, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), determinou que seja feita uma nova tentativa de localizar o ex-deputado estadual Jalser Renier (SD), na residência dele localizada no bairro Canarinho, zona Leste de Boa Vista.

Caso não o encontrem, o magistrado determinou, ainda, que o oficial de Justiça entre em contato, via telefone, com a defesa de Renier. O ex-deputado é apontado como um dos principais suspeitos de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, ocorrido em outubro de 2020.

A prisão

Cerca de um ano depois do crime, Jalser foi preso preventivamente no escritório dele, localizado no bairro Canarinho, em Boa Vista. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Roraima (MPRR).

De lá para cá, o caso ganhou vários capítulos. Jalser chegou a ficar cinco dias preso no Comando Geral da Polícia Militar de Roraima, logo em seguida passou a cumprir prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.

Mesmo nestas condições, ele passou a frequentar as sessões ordinárias na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde usava a tribuna para fazer discursos em sua defesa e dizer que sofria perseguição política.

O Caso

O jornalista Romano dos Anjos foi sequestrado na noite do dia 27 de outubro de 2020. Ele foi levado de dentro da própria casa por homens encapuzados. Foi espancado, torturado e encontrado na manhã do dia 28 com os braços quebrados e lesões nas pernas.

À época, Romano citou à polícia que os sequestradores falaram os nomes do senador Mecias de Jesus (Republicados) e do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), possivelmente uma tentativa de tirar o foco de quem realmente encomendou o crime. Os dois políticos negaram qualquer envolvimento e solicitaram que o caso fosse investigado pela Polícia Federal.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!