O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), mudou de ideia quanto à autorização de viagem para um dos vereadores da Casa Legislativa. Na edição dessa terça-feira, 25, do Diário Oficial do Legislativo municipal, o parlamentar tornou sem efeito, ou seja, anulou as Portarias nº 061 e 062/2022, publicadas na edição 1.674 de 14 de julho.
Na semana passada, o Portal O Poder publicou uma matéria sobre essas autorizações concedidas por David Reis para que os vereadores cumpram agendas fora de Manaus, em ano eleitoral. Neste caso, para participarem de um Workshop.
As portarias autorizavam e concediam diárias ao vereador Allan Campelo (PSC) para participar do evento “Workshop de Impacto”, que começa nesta terça-feira, 26, em Brasília (DF), e vai até a próxima sexta-feira, 29.
Em resposta ao Portal O Poder, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) explicou que Allan Campelo não poderia participar do evento por questões de saúde. Porém, nas redes sociais, o vereador parece estar bem disposto, cumprindo agenda parlamentar e visitando obras.
Confira a nota na íntegra:
“A presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) esclarece que as diárias autorizadas ao vereador Allan Campelo, para que o mesmo participasse do Workshop Mandato de Impacto, em Brasília, no período de 26 a 29 deste mês de julho, foram tornadas sem efeito pelo fato do vereador não ter podido participar do evento por questões de saúde.
A impossibilidade do deslocamento foi comunicada pela chefia de gabinete do parlamentar à presidência da Casa legislativa, pelo memorando nº 040/2022”.
Mesmo com isso, o vereador João Carlos (Republicanos) ainda tem a autorização para participar do evento que saiu na edição do Diário Oficial do dia 11 de julho.
Gastos
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) gastou R$ 105.561,10 com diárias dos vereadores no primeiro semestre deste ano, conforme levantamento feito pelo Portal O Poder. As informações são do Portal da Transparência do Legislativo municipal.
As viagens e as hospedagens foram autorizadas pelo presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), ao longo dos seis primeiros meses de 2022, e disponibilizadas no Diário Oficial da Casa Legislativa. O Parlamento Municipal não divulga quanto gasta com a compra de bilhetes de passagens aéreas.
Veja o documento:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM