abril 24, 2025 08:25

MPAM vai investigar prefeito de São Sebastião do Uatumã por nepotismo

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai apurar suposta prática de nepotismo na gestão do prefeito de São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus), Jander Paes de Almeida, o Jander Barreto. O Extrato da Promotoria do Inquérito CIvil nº 172.2021.000048 foi publicado no Diário Oficial do órgão ministerial dessa segunda-feira, 25. A Promotora de Justiça, Ynna Breves Maia Veloso, assina o documento.

Na mesma edição do diário, o MPAM publicou outro extrato sobre a gestão municipal. Trata-se de investigação para apurar supostos atos de improbidade administrativa em razão do recebimento indevido de combustível pertencente ao Poder Público por particular.  

O Portal O Poder entrou em contato com o MPAM para saber os detalhes do caso. O órgão informou que o procedimento teve início com uma representação na qual se listavam os nomes de diversos servidores da prefeitura que supostamente teriam vínculo de parentesco com o chefe do Executivo. 

De acordo com a Promotora de Justiça Ynna Breves Maia Veloso, titular da Promotoria de Justiça de São Sebastião do Uatumã, foram requisitadas informações do prefeito sobre a relação de parentesco, e em sua resposta, identificou-se ao menos uma servidora comissionada que incidia na vedação legal (cunhada), além de quatro parentes que ocupam cargos de secretários municipais (esposa e irmãos).

“Diante disso, instaurou-se o inquérito civil, quando inicialmente já se recomendou a exoneração da servidora comissionada e requisitou-se que o prefeito demonstre a qualificação técnica dos parentes que justifique a nomeação para os cargos políticos. O inquérito civil tem prazo de um ano para ser concluído”, informou o MPAM.

Não é a primeira vez que o prefeito Jander Barreto enfrenta processos sob acusação de nepotismo. Em janeiro, ele foi multado em R$ 6.827,19 pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE). A Corte de Contas determinou que a irmã dele, Jane Paes de Almeida, fosse imediatamente exonerada do cargo na prefeitura.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF afasta desembargadores suspeitos de venda de sentenças

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados por suspeita de venda de sentenças...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!